Do ponto de vista político, o prefeito Marcus Alexandre está, de fato, predisposto a enfrentar desgaste popular com o aumento do preço da passagem de ônibus?

S.O.S presidência

Deputados apavorados com as condições do prédio reclamam que chove mais dentro que fora em seus gabinetes. Computadores e documentos já foram perdidos. Mas, falta dinheiro para uma reforma de vergonha no prédio. Vão ter que aprender a conviver com o problema durante todo o inverno ou tirar dinheiro do próprio bolso e cada um reformar seu próprio gabinete.

Bomba

O deputado Raimundinho da Saúde tocou o terror na manhã desta terça feira. O parlamentar disparou uma série de telefonemas aos responsáveis pelos órgãos de defesa dos consumidores pedindo uma ação investigatória sobre a qualidade da gasolina vendida na Capital. Raimundinho tentou ressuscitar até o natimorto IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Acre).

Bomba II

O IPEM, sob o comando do ex-presidente do Iteracre, ex-diretor do presídio Francisco de Oliveira Conde e ex-comunista Felismar Mesquita é um órgão que a maioria dos acrianos nem sabe que existe. É uma espécie de Inmetro estadual criado pelo governador Binho Marques. Uma espécie de cabide de empregos que nunca justificou sua criação e que deveria ser extinto em nome da necessária economia.

Gasolina

O acriano, que a duras penas convive com a gasolina mais cara do Brasil, descobriu agora que tem a mais adulterada. Parece que a cada novo aumento, acrescentam mais um percentual de água. E a ANP, “nem aí, seu Souza!”

Órfão

O consumidor acriano está sem pai nem mãe. Aumentam preços, diminuem a qualidade e ninguém faz nada. Anatel, ANP, Inmetro, IPEM, Procon, Promotoria de Defesa do Consumidor do MPE, são alguns dos “órgãos fiscalizadores”. “Noves fora, zero!”

Brincadeira…

Última fiscalização sobre a qualidade da gasolina vendida em Rio Branco foi em 2014. Pasmem! Três anos atrás. Quer dizer que ninguém tá nem aí sobre a qualidade da gasolina mais cara do país. Os mecânicos dizem que não se passa uma semana sem que pelo menos dois carros deem entrada com o motor avariado por causa de água na gasolina. Só tem um nome para isso: Sacanagem!

… de mau gosto

A ANP (Agência Nacional de Petróleo), responsável pela análise da qualidade do combustível, só tem base em Rondônia. Vem ao Acre quando quer. Para piorar, os empresários sabem que vão ser fiscalizados com antecedência.

Juntos & misturados

Opostos em quase tudo, os deputados federais Wherles Rocha (PSDB) e Moisés Diniz (PCdoB) estão juntos na luta pelos agentes penitenciários. Os dois acrianos são defensores da criação da Polícia Penal. Bonito isso! Mantêm a divergência no campo das ideologias, mas lutam juntos quando alguma causa os une.

Imposto sindical

Senador Sérgio Petecão (PSD) arranjou uma inimiga ferrenha. É a (eterna) presidente do Spate. Dizem que Rosa Nogueira nem dorme mais com medo de que o projeto do senador acriano que extingue o Imposto Sindical seja aprovado. É que o Spate é o sindicato do Estado que mais arrecada com essa contribuição compulsória. Arrecada mais que o Sinteac, que é o maior sindicato do Acre. O imposto sindical é aquele desconto em folha feito uma vez por ano no salário dos trabalhadores, independente de serem ou não sindicalizados. Ela vai perder definitivamente o sono se o senador inventar de propor uma investigação sobre a aplicação desses recursos.

Foi ele

O adiamento da reunião do Conselho de Transporte que vai definir o percentual de aumento no preço da passagem de ônibus para esta sexta-feira foi feito pelo relator do processo, empresário George Dobrè. Ele declarou que não teve tempo suficiente para analisar com rigor os números das planilhas.

Foi ele II

Dobrè quer fundamentar um parecer isento para que o Conselho de Transporte possa decidir.

Vai aumentar

O que está em questão é de quanto será o aumento. O prefeito Marcus Alexandre trabalha com a lógica de que ainda tem um “capital político” com força para aguentar o desgaste junto ao povo. Porque este, sem dúvida, não vai tolerar qualquer tipo de aumento.

Encruzilhadas

O problema é que, do ponto de vista político, Marcus Alexandre vai referendar aumento na passagem de ônibus para os estudantes? Vai manter passagem a R$ 1 aos estudantes e aumentar a isenção às empresas? Vai aumentar o preço da passagem para o usuário comum, manter R$ 1 para os estudantes e, dessa forma, mimar os empresários? Vai trabalhar a imagem de “salvador do povo” e dizer não ao aumento e desagradar as empresas?

“Valença”

Como diria um bom matuto acriano, “a valença” de Marcus Alexandre é que boa parte do movimento popular está algemada com cargos em algum ponto da estrutura do poder público.

Em fevereiro

Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Marcos (PRB), garante que vai formalizar “até fevereiro” a admissão dos aprovados em concurso público. O problema maior, segundo ele, vai ser acomodar esse contingente nas dependências do parlamento. ‘Estamos com limitações no espaço físico da Câmara”, afirmou.

Cargos

Em relação aos cargos dos vereadores, é difícil de entender a “polêmica”. Os parlamentares, até onde se sabe, não estão cometendo nenhuma ilegalidade. Se são muitos os cargos, então que se reveja a lei. De ilegal mesmo, não há nada. Por enquanto.

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *