Palavra
Esse episódio da criação da Frente Alternativa serviu para mostrar quem são os políticos de palavra no bloco. Enquanto todos os outros capitularam frente aos gritos e afagos vindos da Casa Rosada, Josa da Farmácia (PTN) e Eber Machado (PSDC), se mantiveram firmes em suas posições. Antagônicas, é verdade, mas mesmo assim, fiéis a eles mesmos. Josa esclareceu desde o início que a posição dele seria onde o governador estivesse. Não enganou ninguém. Já Eber Machado acreditou na tese dos Mosqueteiros, de “um por todos e todos por um” e acabou isolado. Mesmo assim, manteve a decisão de não capitular.
Rede
Eber está procurando outro ninho. As conversas com o REDE de Marina Silva andam acontecendo, embora os mais puristas do partido da ex-presidenciável não vejam com bons olhos essa aproximação. O problema é que o REDE também não está em condições de escolher a dedo, nem de fazer imposições. De qualquer maneira, sempre sobram os partidos de oposição. E todos estão de portas abertas para Machado que conta com o apoio da família.
Em risco
O deputado do PSDC avaliou bem a situação, antes de entrar na briga. Entrou consciente que vem chumbo grosso pela frente (sem trocadilho). Tanto que ontem mesmo alertou da tribuna da Assembleia Legislativa que sabe que podem tentar até tomar o mandato dele. Nos bastidores, falam que não seria de estranhar se Eber fosse parar na cadeia…
Festa no interior
O PSD está fazendo um estrago dos grandes nas hostes petistas do interior do estado. O partido está se apegando à religião para filiar antigos petistas. Em Porto Walter, por exemplo, onde a Assembleia de Deus nunca apoiou a oposição, agora todos os irmãos estão se filiando ao PSD. Até a menina dos olhos do PT do município, ex-vereador Anchieta, vai se filiar ao partido de Petecão e Jairo Carvalho. A filiação está marcada para o próximo dia 27,com grande festa.
Festa no interior II
Em Epitaciolândia, o PSD filiou a professora Rosimary, que teve dois mandatos de vereadora pelo PT e estava cotada para ser a vice-prefeita de Sérgio Lopes (PSDB). O senador Sérgio Petecão pode não ser muito letrado, mas que é esperto ninguém duvida. Ele vem com unhas e dentes para se manter no Senado.
Guloso
Fonte garante que o senador Sergio Petecão está de malas prontas para o PR. Ele conta com o apoio integral do ex-ministro dos transportes, Alfredo Nascimento (PR), na busca pelo segundo mandato de senador. O único problema por enquanto é que o esperto quer garantir o domínio de dois partidos no Acre: o PR, para onde vai e o PSD, no qual pretende deixar a mulher, Marfisa Galvão.
Frase do dia
“Desgraçado é o homem que destrói sua própria pátria e seu próprio espaço”. Simón Bolívar.
Hildebrando
Na quinta-feira, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre adiou o julgamento do HC que trata da possibilidade de conceder a progressão de regime ao ex-coronel da Polícia Militar do Acre, Hildebrando Pascoal.
Hildebrando II
O MP apontou incidente de suspeição do desembargador Francisco Djalma, alegando que, em outros processos sobre o mesmo réu, o magistrado já havia se declarado sob suspeição de julgar. Para o MP, esse precedente também o coloca sob suspeição em julgar o HC.
Ranzi
O desembargador Pedro Ranzi também se declarou-se impedido de também julgar o réu porque em outras situações “em que de igual modo se pronunciou no sentido de não poder atuar”, segundo informou o site do TJ/AC.
E agora?
E agora? Como fica a nova conformação da Câmara Criminal para julgar o HC do ex-coronel? Existe uma resolução que disciplina a substituição de desembargadores nas câmaras cíveis e criminais em função de afastamentos.
E agora? II
A resolução diz que quando um desembargador da Câmara Criminal se afasta, deve ser substituído por outro da 1ª Câmara Cível. Mas, qual desembargador da Câmara Cível? A ordem pede que se escolha o mais antigo no desembargo. Nesse caso, a responsabilidade recairia em Eva Evangelista. Mas, ela já se declarou também impedida para julgar qualquer questão relacionada a Hildebrando em função de episódio pontuais em que foi ameaçada pelo ex-coronel por meio de cartas.
E agora? III
O segundo desembargador mais antigo na 1ª Câmara Cível seria Laudivon Nogueira, mas ele está em viagem realizando tratamento de saúde.
2ª Câmara
Na 2ª Câmara Cível, o desembargador Roberto Barros está impedido de julgar porque o HC em questão partiu de uma decisão dele. Valdirene Cordeiro e Júnior Alberto são as alternativas possíveis. Mas, isso ainda vai exigir muita discussão no TJ.
Quando?
Técnicos do tribunal avaliam que essa definição praticamente não se viabiliza até a próxima quinta-feira. O mais provável é que haja uma sessão extraordinária da Câmara Criminal ou no dia 28 ou no dia 29 de setembro. Mas, nada está definido.