Justificativa
O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Raimundo Nonato, apresentou a versão da instituição quanto à polêmica envolvendo a magistratura acriana e uma possível interferência na decisão de processos julgados por juízes da primeira instância, o Executivo, Judiciário e suposta censura aos meios de comunicação.
Nada de censura
Em coletiva de imprensa, Raimundo Nonato reconheceu o papel e a importância da imprensa no aprimoramento das instituições democráticas, mas, negou qualquer manifestação de censura praticada pelo poder judiciário.
Recado
Ainda assim, o magistrado mandou um recado nada amistoso quanto à publicação de notícias envolvendo o nome de magistrados. “Toda e qualquer notícia que vier a denegrir a imagem do Judiciário não iremos nos calar. Não vamos nos intimidar, vamos continuar com nossa atuação e luta pela reparação de qualquer eventual ataque aos magistrados”.
Reunião
O senador Sérgio Petecão (PSD) convocou a bancada federal do Acre para reunião para definir emendas coletivas.
Emendas
Essas emendas, diferentes das emendas individuais, são aquelas onde o parlamentar possui valor especifico para ações de grande porte, como na construção de pontes e viadutos, entre outros projetos que possam beneficiar a maioria dos acrianos.
Transferência
O deputado Wherles Rocha (PSDB) protocolou na Aleac um requerimento solicitando a transferência de parte do Poder Legislativo para o município de Tarauacá, cidade que enfrenta a maior cheia desde a sua fundação.
Com certeza
Rocha afirma que é necessário que a casa legislativa se mobilize em solidariedade com a população daquela cidade.
Será?
A viagem do deputado Marcio Bittar (PSDB) à Inglaterra nesse momento em que Tarauacá encontra-se debaixo d’água, causou a maior onda de críticas.
Não cola
Essa conversa de que “enquanto o governador Tião Viana mede esforços para tentar minorar o sofrimento da população de Tarauacá, o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Marcio Bittar, ausenta-se do país para participar de evento na Inglaterra”, não cola.
Na Inglaterra
É mais do que obrigação de Tião Viana (PT) prestar assistência para essas pessoas, afinal de contas, ele é o governador do Estado. O que há de tão solidário assim no fato de o governador prestar assistência? É obrigação. Ponto. Ou alguém tem que agradecer por isso?
E aí?
A dúvida é: esses questionamentos também alcançarão os deputados da base governista que foram participar de evento na China?
Outro rumo
Os deputados Luís Tchê (PDT) e Jamyl Asfury (PEN), ao invés de se direcionarem para Tarauacá e tentarem fazer a diferença como parlamentares, nesse momento delicado, preferiram embarcar para a China. E aí? Cadê as críticas?
Na ONU
Ex-presidente Lula pode ser o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em substituição ao atual, Ban Ki-moon, que tem mandato findando em 2016.
Bem cotado
O nome do petista já começa a ser cotado para o cargo, com grandes possibilidades de ser eleito, já que conta com expressiva aceitação entre os países membros do Conselho de Segurança da instituição.
Homenagem
Senador Jorge Viana prestou homenagem ao cardiologista Adib Jatene, acriano nascido em Xapuri. Jatene morreu aos 85 anos de ataque cardíaco, no último dia 14. Viana o classificou como “exemplo de médico e de homem público e um dos acrianos que mais dão orgulho ao Estado”.