Denúncia
De todas as unidades de saúde chegam denúncias de pessoas que são atendidas com sintomas de dengue e zica, mas são apenas medicadas e mandadas de volta para casa. Os pacientes temem que os registros não estejam sendo feitos para mascarar os números da doença. Nosso X-9 da Saúde diz que a zica “tá atacando até dentro da secretaria de Saúde”. Segundo ele, uma assessora do secretário está “zicada”, mas, ninguém pode falar sobre isso.
Cantando
O pau está cantando dentro do PT e não adianta alguém dizer o contrário. Não bastasse as chorumelas do deputado Jonas Lima (PT), que há muito se sente um estranho no ninho, tem agora a questão JV. Jonas diz que não tem intenção de sair do PT, que vai ficar no partido até o fim do mandato, mas o futuro a Deus pertence. Para bom entendedor, Jonas não sai porque o partido vai tomar o mandato, mas, a mala tá pronta.
Cantando II
Já o senador Jorge Viana (PT) anda dando choque até na sombra com a possibilidade de Ney Amorim ser lançado ao Senado. JV anda exigindo até ser o candidato único do PT, para não correr o risco de perder a eleição para Ney. O presidente da Assembleia Legislativa é um político esperto e em ascensão e tem um bom grupo de apoio dentro do partido. Ninguém se surpreenda se a profecia de Jorge Viana se realizar.
Cantando III
No PSDB, a situação não é diferente. O grupo do deputado Wherles Rocha não se mistura com o grupo do ex-deputado Marcio Bittar, que, aliás, não tem mais voz nem vez no ninho tucano. O PSDB do Acre aguarda ansiosamente pelo dia em que Bittar vai anunciar sua decisão de ficar definitivamente no Mato Grosso. Os tucanos do Acre ficam envergonhados com a presença de Bittar apenas nos períodos eleitorais.
Cantando IV
E o pau tá cantando entre o PT e o PCdoB em Brasileia, por conta daquele escândalo adúltero-sexual-político-jurídico. A dimensão que o PT estadual está dando ao caso soou como um alerta aos sensíveis ouvidos comunistas. A possibilidade que o PT use a divergência de Brasileia para boicotar a intenção do PCdoB em manter o vice de Marcus Alexandre é real.
JV
O senador Jorge Viana está perdendo tempo com muitos parlamentares. Eles até vão se reunir com ele. Ouvem seus discursos, mas ao sair, comentam: “Meu senador é outro”. Por essas e outras que a coluna entende o nervosismo do senador petista porque, afinal, o Viana que anunciou que vai sair da política é o Tião, não o Jorge.
Dois pesos…
Escribinhas oficiais e os aloprados de barrancos daqui tentam desqualificar a reportagem da jornalista da IstoÉ com o argumento de que a moça teria tido um romance com o ministro da Advocacia Geral da União e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Huuuummmmm…
… nenhuma medida
Quer dizer então que é assim? A defesa da vereadora de Brasileia exige uma postura dos moçoilos oficiais. Quando o cenário é “desconfortável” ao projeto do partido a conduta é oposta. Então, tá.
Democracia
É preciso reforçar o entendimento de que só no regime democrático é possível que todas irregularidades sejam investigadas, apuradas dentro da normalidade legal. E ninguém está acima da lei. Ninguém. A democracia exige maturidade.