Sem moral
Decididamente, o Legislativo do Acre está sem moral com o Executivo, apesar de o Governo depender da Assembleia para a aprovação de matérias e da defesa de suas ações. No dia em que a Aleac sedia a reunião do Parlamento Amazônico que reúne deputados dos 9 estados da Amazônia, o Governo do Estado não mandou nem representante para a abertura.
Sem moral II
O Governo que não se fez presente na solenidade de abertura da reunião do Parlamento Amazônico é o mesmo que também se fingiu de morto em relação à audiência pública para debater os aumentos no preço da gasolina. O secretário da Fazenda que nem justificou a ausência, não mandou nem representante. Os deputados ficaram falando sozinhos. E olhe que são parlamentares da base de sustentação do governo!
Substituto
Na solenidade de abertura do Parlamento Amazônico, os deputados de fora foram saudados com uma música do compositor e intérprete Sérgio Souto… entoada pelo chefe do cerimonial da Assembleia. Sem comentários.
Ouriçados
Os gabinetes dos 24 deputados estavam ouriçados hoje, por causa do vazamento do caso das duas “manteúdas”, de um deputado casado. Todo mundo em busca de informações. A operação “blindem o chefe” entrou em ação.
Ressalva
Se o nobre parlamentar tem “teúdas” e “manteúdas” isso não é da alçada de ninguém. Cada parlamentar tem a assessoria que merece: contrata quem quiser, dentro dos limites legais. O problema de interesse público é um só: as moçoilas não trabalham e recebem pela Casa. Aí, complica.
Sudam
O novo superintendente da Sudam se fez presente à reunião do Parlamento Amazônico. Até aí tudo bem. O que o povo quer saber mesmo, é o que a Sudam fez de importante, além da Zona Franca… de Manaus. Estamos no Acre… E o novo superintendente, por sinal, acriano, está deslumbrado com a possibilidade de atrair investimentos estrangeiros para a região.
Folha falou
De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, assinada por Catia Seabra, Lula não poupou o senador preso Delcídio do Amaral (PT/MS). Chamou o comportamento do líder do Governo no Senado de “coisa de imbecil”. E ainda exclamou “que loucura!… que idiota!”. De acordo com a repórter, a declaração foi dada durante almoço na sede da CUT na quarta-feira.
Folha perguntou
Na saída, Lula não quis dar declarações formais à imprensa. “O Falcão já falou”, disse o líder petista fazendo alusão à nota que o presidente do partido soltara na quarta-feira desaprovando a postura de Amaral.
Damasceno
Prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), não passa por boa fase. Começou o mandato empolgado, mas duas enchentes depois, somadas ao contexto de crise sistêmica na economia do município, arrefeceram os ânimos do jovem administrador. Está com os nervos à flor da pele.
Tristeza para uns
Existe a possibilidade de que Damasceno não seja candidato à reeleição. O que deixa o PCdoB com lágrimas nos olhos.
Gaiato
O Gaiato, acostumado a ir à coluna Gazetinhas, no periódico ao lado, resolveu subir os autos da TV Gazeta. Veio com uma tese interessante, dessas que sugerem muito entre uma linha e outra: “O que aconteceu ontem no Senado abre um precedente grave para quem tem contas a acertar com a Justiça. Por exemplo: quem está sendo investigado pela Lava Jato que se cuide! E o que estou dizendo aqui pode deixar o PT do Acre muito contente em 2018”. E desceu as escadas. Esse Gaiato!
Rolo do milho
Equipe de “bombeiros políticos” do Governo do Acre está em Brasileia desde quarta-feira. Missão: apagar incêndio relacionado aos produtores de milho. O sumiço de 600 toneladas do produto (provavelmente comercializadas no Peru) foi cobrado por 43 produtores que prometiam tirar “agitar” a visita de Lula na inauguração da Dom Porquito. A Coopergrãos, cooperativa responsável pela gestão do silo de onde foi roubado o milho, prometeu repor 10% imediatamente e o restante em 2016. Parece que os ânimos foram acalmados.
Sugestões, críticas e informações: quentinhasdaredacao@gmail.com