Mudanças…
Especula-se nos bastidores políticos a mudança que o governador Tião Viana (PT) estaria prestes a fazer com o objetivo de tentar salvar seu governo. Para isso teria que mexer nos dois calcanhares de Aquiles da gestão: as secretarias de Saúde e Segurança. O deputado Heitor Júnior (PDT) está cotadíssimo para a Saúde.
… à vista
Heitor conta com um poderoso aliado nessa empreitada: o bocudo colega Raimundinho da Saúde (PTN), que deve a Heitor a presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Raimundinho, aliás, parece mesmo estar em campanha pela substituição de Gemil Júnior pelo colega de parlamento Heitor Júnior.
Uma mão…
O “acordo” entre os dois deputados envolveria ainda o apoio de Elzinha Mendonça, esposa de Heitor Júnior e vereadora eleita à candidatura de Raílson Ferreira à presidência da Câmara de Vereadores da Capital. Raílson é irmão do deputado Raimundinho da Saúde e está em campanha pela função, buscando apoio inclusive entre os cardeais do PT.
… lava a outra
Por outro lado, o deslocamento de Heitor Júnior para a secretaria de Saúde abriria a vaga para Henry Nogueira assumir na Assembleia Legislativa e ganhar mais visibilidade com vistas à eleição de 2018, como parte do projeto integrado PT/PDT, que não se limita ao Acre, mas envolve a estrutura dos dois partidos, mais o PCdoB em âmbito nacional.
Tecla desafinada
O governador Tião Viana (PT) insiste em bater na tecla errada. Volta a querer transformar seu secretariado em parlamentares. Nada menos que sete Secretários de Estado serão candidatos em 2018. Entre eles, Emylson Farias (Segurança) e Gemil Júnior (Saúde). Nos bastidores do legislativo estadual, ainda está fresca na memória a tentativa que acabou com o PEN.
Cofen
Conselho Federal de Enfermagem está no Acre desde o início da semana. Fiscalização geral em unidades de saúde.
Atenção
No retorno dos presos do regime semiaberto na “Papudinha”, a fiscalização estava tão rigorosa, tão rigorosa, mas, tão rigorosa que… os policiais acabaram cometendo até uma ilegalidade: verificando, nos celulares dos presos, a participação em grupos de WhatsApp.
CUT perdeu
A Central Única dos Trabalhadores no Acre perdeu um importante sindicato: o Sindicato dos Industriários do Acre (Sinteacre). São algo em torno de 4,6 mil sindicalizados. A eleição acabou nesta terça-feira e ganhou a chapa apoiada pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Rogério da Fonseca, industriário da JBS Friboi, venceu. Substitui Valdemir Ribeiro dos Santos, o “Amazonas”.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com