Espatifou…
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) reagiu contra a provocação do deputado Gehlen Diniz (PP), que disse que “oposição que não apoia a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) não é oposição”. Gonzaga respondeu que não tem como se aliar com PP/PMDB porque esses dois partidos só querem os outros para trabalhar para eles. E na sequência desancou o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), e o senador Gladson Cameli (PP).
o ninho…
Gonzaga discursou na tribuna: “Flaviano só pensa em si. Quer é montar uma base para a reeleição em 2018. Não tá nem aí para os outros. Gladson frustrou a expectativa. Era para ser o líder da oposição, mas não sabe cumprir acordos nem honrar compromissos”.
…da pata
A coluna não entende muito do reino animal, mas, pelo que se tem notícia, esta é a primeira vez que um tucano espatifa o ninho da pata. Também é a primeira vez em anos de política no Acre, em que um Tucano é saudado como herói pela base de sustentação de um governo da Frente Popular.
Estratégia
Mas, a situação não fica muito atrás. Por uma questão de estratégia, não deveriam ter suspendido a sessão para análise de projetos, uma vez que os dois contendores da oposição (Gehlen e Gonzaga) estavam inscritos para continuar a briga que beneficia a FPA. Até porque, Gonzaga nunca desce do salto e quando o faz não fica pedra sobre pedra. No segundo pronunciamento, ele iria botar “di cum força” o dedo na ferida, expondo escândalos do PMDB e do PP.
Top secret
O PSDB foi exposto por causa da aliança com Antonia Lúcia (PR). Alegam que o candidato dela à Prefeitura de Rio Branco não sofreu sanções ao deixar a FPA. Sequer perdeu os 5 cargos comissionados e que isso significa que é uma “oposição consentida”. Os outros partidos de oposição dizem que não se surpreenderiam se no segundo turno, Antonia Lúcia apoiasse Marcus Alexandre (PT).
Top secret II
Mesmo dentro do PSDB, muita gente não apoia e não entende a aliança com a missionária. Mas, seguem o líder. Dizem que jamais vão deixar Wherles Rocha sozinho. No entanto, se reservam o direito de achar, em segredo, que a ex-deputada não é confiável e que não tem o menor pudor em passar por cima de quem quer que seja, para atingir seus objetivos.
Pegando…
Felicíssimo com o pronunciamento de Luiz Gonzaga, Jonas Lima (PT) promete para esta quarta fazer também o seu discurso contra o PMDB, partido que chama de Prostituta da Política Brasileira. E, apesar do desespero do deputado Chagas Romão (PMDB) para apagar o fogo ateado pelo desastrado pronunciamento de Gehlen Diniz, até o fechamento da coluna, nenhuma informação sobre uma reunião de apaziguamento, chegou.
Corda
Sem paz, muita detonação virá. Gonzaga tem munição para muitas sessões e muitas brigas. Gehlen também não é de correr da raia. Hoje, todos os olhos e ouvidos estarão voltados para os dois parlamentares. A maioria está na torcida pela continuação da discussão, que reavivou o parlamento, um pouco anestesiado pelo excesso de sessões solenes.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com