Governador Tião Viana foi ligeiro nessa questão do ICMS. Ele percebeu que o desgaste seria certo com o aumento da alíquota. Por dois motivos básicos: insatisfação imediata e natural do empresariado. Em segundo plano, insatisfação também do consumidor

Bruxa …

Eita que parece que soltaram os 4 cavaleiros do apocalipse para fazer estragos no Brasil e no Acre. Até o pacato senador Sérgio Petecão (PSD), que não dá um tapa numa mosca, rodou a baiana com um líder sindical, durante a análise do projeto dele que prevê o fim da contribuição sindical. “Covarde” foi o termo usado pelo parlamentar acriano que pediu para a segurança do Senado retirar o “meliante” da Comissão de Assuntos Sociais. Valha-nos!

… solta

Na Assembleia Legislativa, o equivalente ficou por conta da atitude do deputado Heitor Júnior (PDT), na Comissão da PEC das Emendas Impositivas. O pedetista colocou o nome para disputar a presidência da comissão e ganhou os votos dos deputados Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP). Na hora H, recuou e disse em alto e bom som que não queria ser presidente. Entregou a função de presidente e a relatoria da matéria para Lourival Marques (PT), que, seguindo as ordens da Casa Rosada, sentou em cima da matéria. A oposição se sentiu traída. “Moleque” foi o adjetivo usado para definir Heitor Júnior. Sinhasique foi às lágrimas.

Reação

O governador Tião Viana (PT) teve o ápice de inferno astral nesta terça feira, quando precisou enfrentar a rebelião dos empresários contra o aumento do ICMS e na sequência a rebeldia do presidente do legislativo. O irredutível Tião Viana teve que ouvir da boca de seu correligionário Ney Amorim, a dura frase: “Não vou colocar o projeto em votação”. Ponto. Aí, o governo recuou de um lado, os empresários de outro e fizeram umas modificaçõezinhas que permitiu a aprovação.

Sobre ICMS

Governador Tião Viana foi ligeiro nessa questão do ICMS. Ele percebeu que o desgaste seria certo com o aumento da alíquota. Por dois motivos básicos: insatisfação imediata e natural do empresariado e, em segundo plano, insatisfação também do consumidor que, na outra ponta da história, é quem acaba pagando o tributo. Observando o cenário, tratou de anunciar ainda ontem mesmo redução de um ponto percentual na alíquota de ICMS para energia elétrica às famílias que consomem entre 100 e 140 KWh. O cálculo oficial é que a decisão impacta no boleto de aproximadamente 158 mil famílias.

Como dantes

E o deputado Ney Amorim (PT) foi reconduzido à presidência do Poder Legislativo por mais dois anos. Presidência e corte se mantêm inalterados, apesar dos esforços de Nicolau Júnior (PP) para assumir a 1ª secretaria da Casa. Teve a pretensão barrada até pelo colega de partido, Gehlen Diniz. Entrou no ônibus agora e já quer a janela?

Criminalidade

Os manos estão cada vez mais ousados! Depois das execuções, tanto as filmadas como aquelas em que só sabia do fato porque era bala para todo lado; depois dos arrombamentos, furtos e roubos; depois dos golpes de sequestro, pirâmides financeiras etc, tem-se agora a tentativa de roubo de um avião. Como é que pode, roubar um avião? Terroristas tupiniquins…

Juventude assassinada

44% dos assassinatos ocorridos no Acre têm envolvimento de jovens. De janeiro a novembro, foram assassinados 119 jovens no estado (111 meninos e 8 meninas). A extratificação chega ao detalhamento da seguinte forma: de 18 a 24 anos, foram 60 mortos; de 25 a 29, foram 59 mortos. E entre 15 e 17 anos, foram 30 mortos. É muita gente jovem sendo morta!

Política

Esse quadro não encontra amparo na aplicação de políticas públicas para a Juventude. É o que mostram os números do próprio governo.

Líder

O deputado Lourival Marques atua mais como líder do PT que a colega que ocupa oficialmente a função, Leila Galvão. Inexplicável é o fato de o governo manter Leila, que, diga-se de passagem, de burra não tem nada e, por isso mesmo, passa longe da defesa cega.

Sugestão, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *