Impressiona a omissão da Igreja Católica e das ONG’s que lidam com Direitos Humanos em relação aos casos de execuções em série. Houve um tempo em que a Igreja Católica defendia os Direitos Humanos no Acre.

Taí

Assessoria do deputado federal Alan Rick (PRB/AC) nega o conteúdo da nota intitulada “Tomou” na edição de ontem das “Quentinhas da Redação”. Disse que a deputada Juliana não obrigou o parlamentar a apoiar Marcus Alexandre; que não será por isso que Juliana será preterida no lugar de André da Droga Vale na liderança do partido na Aleac e, por fim, quem mediou a ida de André ao PRB foi Alan e não Juliana. Pronto.

Até na copa

Sobre essa situação entre Alan Rick e Juliana Rodrigues, a coluna não pode tergiversar: há evidentes choques de interesses entre essas duas lideranças dentro do partido. Isso até os trabalhadores da copa da Aleac sabem. Negar isso também, além de não ser inteligente, só alimenta especulações. O que diz o manual? Cada um trabalha com as armas que têm nos bastidores; calcula-se as verdades que podem ser ditas com as câmeras ligadas… muitos sorrisos e que sobreviva o mais forte.

Liderança

A liderança do PRB na Aleac vai ficar com quem? Com André da Droga Vale. É uma disputa paroquial, mas que já vai tirando ou colocando pedras no caminho de Alan Rick em 2018. Por isso, todo o melindre.

Sedução

O presidente do PDT, Luis Tchê, não perdeu tempo. Ao tomar conhecimento dos problemas internos do PRB, correu oferecer a legenda para abrigar a deputada Juliana Rodrigues e o grupo dela. Ao ouvir a conversa, a publicitária Charlene Lima, ex pré-candidata do PV à Prefeitura de Sena Madureira, exclamou: “Se a deputada Juliana for, eu também vou”.

Sedução II

Antes de se definir pelo PV, Charlene Lima namorou por um longo tempo com o PDT e ao optar pelo PV, deixou o ex-deputado Luis Tchê inconsolável. Parece que a hora de recuperar tudo chegou! O PDT tem 110 candidatos a vereador em todo o estado.

Não eu

Mas, a deputada Juliana Rodrigues está cautelosa. “Não sou eu quem tem que sair do PRB”, diz ela em declaração destinada ao presidente do partido, Alan Rick. O PRB é ligado à Igreja Universal. Juliana é membro da Universal. Alan Rick é da Igreja Batista. Ponto.

Enrolação

O deputado Wherles Rocha (PSDB) não descarta a aliança em torno da candidatura Eliane Sinhasique (PMDB), desde que a presidente do PR, Antônia Lúcia, concorde. A missionária por sua vez, diz que é o Rocha que decide. Enquanto isso, o PMDB aguarda até a última hora para registrar a candidatura. A esperança é a última que morre.

Definido

Enquanto isso parte do PSDB já manifestou o apoio à candidatura do PMDB. Eliane afirma que 90% dos tucanos estão com ela, mas, o partido diz que nem de longe chega a isso. Rocha não quer quebrar a promessa que fez à Antônia Lúcia e entrar para a história política do estado, como mais um que não honra a palavra dada.

Na corte

Os cortesãos foram convocados para iniciar o dia em meditação com um guru indiano trazido ao estado pela 1ª dama. Na taba é assim, quando não estão em festas, estão se “energizando”. Enquanto isso, no lado escuro da terra de Galvez, falta luz, água, medicamentos, emprego, moradia… Por menos, os franceses usaram a guilhotina.

Direitos humanos

Impressiona a omissão da Igreja Católica e das ONG’s que lidam com Direitos Humanos em relação aos casos de execuções em série. Houve um tempo em que a Igreja Católica defendia os Direitos Humanos no Acre. Houve um tempo em que Dom Moacyr, quando era bispo pelos barrancos daqui, não silenciava diante da miséria, da Injustiça, da pobreza.

Direitos Humanos II

A Igreja Católica é a igreja milenar. Em certa medida, a história dela se confunde com a História do Acre nessa região da Amazônia. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos ninguém nem ouve falar dela; a da política para as Mulheres parece que organiza um bazar de doação de roupas no fim do ano e o povo que contente-se com isso.

Facções

As execuções em série são demonstrações de que os grupos organizados do crime descobriram como é estratégico (e, de certa forma, fácil) manter o controle do tráfico no Acre. Não apenas para entrada de drogas (cocaína), mas também de armas. O trabalho deles é facilitado com silêncios muito sentidos. Saudades de Dom Moacyr.

Todos

E não adianta dizer o argumento criminoso “enquanto for eles que tiverem se matando… que se lasquem”. Uma sociedade que permite que pessoas sejam executadas é uma sociedade que se permite tudo. Você estaria disposto a isso, leitor? Caso responda “sim”, tome cuidado, porque a próxima vítima pode ser você. Ou seu filho… ou seu pai, mãe, tio…

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *