Na tribuna
Em uma cena raríssima, o deputado Élson Santiago (PEN) deixou a cadeira de presidente da Casa do Povo para discursar na tribuna. O motivo, rebater as críticas feitas à Mesa Diretora, por parlamentares que cobraram a presença mais efetiva de membros ligados à presidência da Casa.
Pronto, falei!
Santiago considerou inadmissíveis as considerações feitas diretamente a ele.
“Eu fiquei surpreso com o comportamento de alguns parlamentares que cobraram a presença de membros da Mesa Diretora. Eu quero dizer que em 25 anos de parlamento eu não falto às sessões. Eu não vou admitir puxões de orelhas aqui. Quer criticar que nomeie os parlamentares, mas não generalize”, disse.
Cogitado
O deputado José Luís Tchê (PDT) confirmou a informação de que tenha sido convidado pela oposição para disputar uma das oito vagas disponíveis na Câmara Federal. Entretanto, o parlamentar deixou claro a sua permanência na Frente Popular do Acre (FPA).
Lisonjeado
Tchê disse se sentir ‘lisonjeado’ que o PDT, um partido considerado pequeno, tenha tomado outras dimensões e que atualmente seja cobiçado por novas alianças políticas como o bloco liderado pelo deputado federal Márcio Bittar (PSDB/AC) e o deputado Gladson Cameli (PP/AC).
Enfraquecida
A saída de Marcia Bittar (PSDB) da disputa por uma das vagas na Câmara Federal deixou a chapa da oposição, sem sombra de dúvida, menos competitiva. Tchê poderia ser a uma solução para esse percalço.
Sem fim…
Pelo visto a crise institucional entre os estados do Acre e São Paulo, provocada após o envio de imigrantes haitianos para a região sul e sudeste do país, ainda terá muitos capítulos. Depois da secretária de direitos humanos, Eloíza Arruda, adjetivar o governador do Acre, Sebastião Viana, de irresponsável, ontem (29) à noite, foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que usou a mesma expressão.
Sem essa
Essa justificativa de Alckmin que foi pego “totalmente de surpresa” com a chegada dos imigrantes, por isso sua indignação, definitivamente, não cola.
Faça o correto
Da mesma forma que o Acre foi pego de surpresa com a chegada dos haitianos e ainda assim os recebemos, que o governador de São Paulo faça o mesmo.
Críticas
Alckmin também criticou o governo federal – que é responsável pela migração do visto de entrada, de permanência, da carteira de trabalho.
Hipocrisia
Enquanto os imigrantes estavam instalados no Acre estava tudo tranquilo. Um problema que não era do interesse de ninguém. Talvez a presença dos haitianos em São Paulo possa reverter esse quadro, o que seria ideal para eles.
Processo
O governador Tião Viana entrou com ação judicial contra Eloisa de Souza Arruda, secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo que o chamou de “irresponsável” nessa questão dos imigrantes em São Paulo.
Indenização
Tião Viana acusou-a da prática dos crimes de “injúria” e “difamação” e pede uma indenização por “danos morais”.
Confiante
A deputada Marileide Serafim (PSL) anda muito confiante quanto sua eleição a Câmara Federal. Ontem afirmava que já tinha sua cadeira garantida no parlamento federal. Ver para crer!
Brasília
O prefeito Marcus Viana esteve nesta terça-feira, 29, cumprindo extensa agenda de trabalho em Brasília (DF). Visitou o Calha Norte, Defesa Civil, Integração Nacional, Eletronorte, Ministério da Saúde e Igualdade Racial.
Trabalhando
Ele se reuniu com o coordenador de Projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fábio Lúcio de Andrade, para debater a execução dos investimentos nas dez creches que estão em construção em Rio Branco e também o cadastramento do município no programa transporte escola.
Eletronorte
Já na sede das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (ELETRONORTE), o prefeito apresentou a proposta de doação de uma área de terra localizada no bairro São Francisco para implantação do Terminal de Integração do São Francisco.
Ministério da Pesca
No Ministério da Pesca e Aquicultura, Viana debateu o projeto do Mercado do Peixe da CEASA, uma obra de R$1,5 milhão que se articula com as grandes ações de fomento à piscicultura realizadas pelo Governo do Estado. O projeto do Mercado do Peixe já tem parecer técnico favorável. O parecer definitivo sairá no final do mês de maio.