Ele votou
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva aterrissa em solo acriano na tarde desta quarta-feira. Quanto a esta visita, a única coisa que se tem certeza é que a cúpula petista estará em peso no aeroporto para recepcionar “o amigo do Acre”.
Qual o motivo da visita?
A presença de Lula no Acre é uma grande incógnita, embora, se fale por aí que o mesmo veio para participar da inauguração do Complexo Industrial de Piscicultura. Desculpa que definitivamente não cola.
Real intenção
Embora seja um dos petistas mais queridos pelo povo do Acre, Lula vem ao Estado em um momento delicado para seu partido. Talvez esteja aí a real intenção de sua presença nas terras de Galvez: ressuscitar a antiga paixão petista do povo acriano. Nesse caso, roga-se por um milagre.
Transformação
O sentimento do povo acriano em relação ao PT tem mudado devido a visível e grande transformação que partido vem sofrendo ao longo dos anos.
Eles mudaram
Os “meninos do PT” amadureceram, aprenderam outra forma de fazer política. Não resta dúvida que trocaram o Fusca do Nilson Mourão por carros importados.
Velhas fórmulas
Mesmo tendo mudado consideravelmente, ainda tentam usar velhas fórmulas para seduzir o povo acriano com figurinhas repetidas.
Tudo pode acontecer
Pouco provável que a vinda de Lula possa reverter esse quadro caótico do Partido dos Trabalhadores. Mas, em se tratando de política, em se tratando dos irmãos Viana, tudo pode acontecer.
Geração de empregos
Nesta quarta-feira acontece a inauguração do call center, na capital acriana. De acordo com o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), a Contax poderá gerar cerca de cinco mil empregos. Ver para crer.
Complexo de Piscicultura
Na quinta-feira acontece a inauguração, mais uma vez, do Complexo de Piscicultura. Além da presença do ex-presidente Lula, teremos também o presidente boliviano, Evo Morales.
O que esperar?
A pergunta que não quer calar: o que se pode esperar desse encontro?…
Socorro!
A ida do Procurador Cristovam Moura na diretor-geral do Deracre é a mesma coisa que ver uma criança no volante de um carro.
Exímio defensor
Da noite para o dia, o deputado Jonas Lima (PT) virou um exímio defensor do Partido dos Trabalhadores. Nem de longe lembra aquele deputado que vivia falando mal do próprio partido.
Afirmou
Jonas chegou a afirmar aos jornalistas que cobrem os trabalhos na Aleac, que não disputaria a reeleição por estar decepcionado com partido. Pelo andar da carruagem, o deputado esqueceu-se da decepção.
Atrapalhado
Em suas defesas, atrapalhada, diga-se de passagem. Em muitos momentos, tem-se a impressão que o deputado está a serviço da oposição. Na tentativa de mostrar um partido idôneo, ele acabar detalhando ainda mais os erros do PT.
Encantados
Os parlamentares estaduais estão encantados com a forma pelo qual o deputado Ney Amorim (PT) tem conduzido os trabalhos no plenário da Casa do Povo. Afirmam que ele é “democrático” quanto aos debates. Permite que se fale sobre qualquer tema.
Natural
Ora essa, e desde quando o presidente do parlamento estadual tem prerrogativa para decidir o que se deve debater no plenário? Mais do que natural que ele aja assim. Nada de excepcional nisso.
Sem comparação
Em relação ao novo presidente, têm-se pontos positivos e negativos. No quesito acessibilidade, Ney Amorim perde feio para o ex-presidente da Aleac, Elson Santiago.
Exemplo
A marca deixada por Santiago foi à aproximação do parlamento com o povo. Com toda sua simplicidade, ele conversava da mesma forma com o mais simples e com o diplomado. Entre os jornalistas, é consenso, deixou saudades.
Também faz
Não que Ney Amorim não faça o mesmo. Também trata todos de forma respeitosa e igual, só não tem a mesma simpatia que Santiago.