Produção
Senador Jorge Viana faz campanha para os companheiros de coligação no interior do Acre. Em Marechal Thaumaturgo, a assessoria do parlamentar divulgou imagens momentos antes do embarque para a cidade vizinha Porto Walter, para mais uma agenda política. O que chama atenção na foto é a modesta feira criada pelos produtores/coletores na principal rua da cidade.
Produção II
É a cara da produção do Acre. A produção real. Aquela produção próxima da rotina do acriano: pouca na quantidade, mas intensa no sabor (quem come um jambu “natural”, ou “orgânico”, para usar uma expressão da moda, e quem como um jambu hidropônico sabe do que se está falando). Que bom seria se os gestores públicos assumissem esse perfil da produção regional…
Produção III
Muitos dos atuais gestores públicos têm a concepção de que entender a produção agrícola do Acre do tamanho que ela é de fato é uma demonstração de “pensar pequeno”.
Sobre facções
Moda perigosa essa que encanta boa parte da juventude na periferia de Rio Branco e de alguns municípios. Na periferia e nos presídios: o jovem criminoso tem que pertencer a alguma facção. Não há neutralidade.
Sobre facções II
O grupo criminoso nascido aqui no Acre tem uma característica: são absolutamente pobres, mas absurdamente ousados, destemidos: muitas vezes, partem para execuções de bicicletas. Os outros dois grupos são mais organizados: possuem comando fora do Acre e disputam controle de presídios. Uma história velha.
Terreno
Não há terreno mais promissor para o crescimento desses grupos do que um lugar onde exista população pobre ou miserável. O processo de cooptação dos jovens é matemático. O Acre, portanto, é presa fácil. E o cenário não é promissor. A tendência é piorar.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com