Não anunciar chapa “puro sangue” não significa, obrigatoriamente, que a dobradinha PT/PCdoB deve ser mantida no outubro próximo. Afinal de contas, atualmente, qual é a força da representatividade do PCdoB no Acre?

Sibá na mira

Ex-deputado estadual Luiz Calixto dava como “questão de horas” o pedido de “Internação Coercitiva” do deputado federal Sibá Machado (PT), por ter postado nas redes sociais uma foto da Coreia, como se fosse a manifestação pró-PT, no Brasil. Segundo Calixto, o pedido só depende da assinatura de um psiquiatra. O povo não perdoa!

Transparência

Os políticos aprontam das suas, mas morrem de medo de contrariar a opinião pública. Na sessão de quarta-feira (23), do Conselho de Ética do Senado, que vai julgar o pedido de cassação do mandato do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral, a coisa está assim: se for voto fechado, vai haver uns votinhos contra a cassação, mas, se for por voto aberto, já podem considerar Delcídio, ex-senador.

Precipitou-se

E por falar em Delcídio, a avaliação corrente é que ele se precipitou ao assinar a delação premiada. Isso porque, o Governo Federal já havia “mexido os pauzinhos”, para salvar a pele dele. O governo havia conseguido colocar o senador Temário Motta (PDT-RR), como relator do processo. Telmário estava pronto para dar um parecer favorável a Delcídio, quando estourou a bomba da delação premiada. Mudou tudo e agora vai pedir a cassação.

Livrou-se

E quem se livrou desse imbróglio, foi o senador Sérgio Petecão (PSD). Quando os advogados de Delcídio arguiram a suspeição dos representantes de todos os partidos na Comissão de Ética, sobraram apenas dois: Romero Jucá (PMDB) e o nosso conhecido Petecão. A presidência e a relatoria do caso teriam que ficar obrigatoriamente com os dois, que não queriam se expor. Foram salvos pela delação premiada. rs.

Enrolou-se

E por falar em senador acriano, a bolsa de apostas dá como certo um processo contra o senador Jorge Viana (PT), no Conselho de Ética do Senado. As informações dão conta que uma representação contra o vice-presidente do Senado estaria sendo feita por tentativa de obstrução da Justiça, por causa daquela conversa grampeada em que aparece a voz de JV, dando algumas instruções. Coisa pouca! Tipo: vamos virar o Brasil de cabeça para baixo. Xii.

Conselho de Ética

O senador Sérgio Petecão (PSD) também tem um pedido de cassação do mandato dele, no Conselho de Ética do senado. O secretário de Estado de Polícia Civil do Acre representou contra o senador, alegando quebra de decoro, por causa da reação de Petecão ao ter a casa alvejada a tiros, na eleição de 2012. Então, o cara tem a casa alvejada e a autoridade policial em vez de elucidar o fato, representa contra a vítima? É por essas e outras semelhantes que o PT se enrolou.

Sem chão

O PT nem pode reclamar do mote de campanha da oposição: “Lutar contra a corrupção!”, pois essa sempre foi a bandeira petista. Pelo menos no Acre. Quem não lembra por exemplo, o massacre em cima de Flaviano Melo (PMDB) por causa da Conta Flávio Nogueira? A política toda era reduzida ao “Nós honestos, eles canalhas”. A operação Lava Jato mostrou que agora é nóis e nóis! #TamoJunto, rs

Geral

Uma coisa é certa: todo o político do Brasil está com as barbas de molho. Todos sabem como a operação Lava Jato começou, mas, ninguém sabe aonde vai parar. Começou no PT, pegou o Aécio (PSDB) e quando ia chegar ao PP… Segundo as informações, o PP é o partido mais enrolado… não vai sobrar pedra sobre pedra, ou melhor, bandeira sobre bandeira.

PCdoB apaga a luz

Depois que o PSB e o PRB pularam fora do barco governamental, espera-se a debandada geral. Informações dão conta que o PMDB anunciará o rompimento no próximo dia 29. E assim, um por um vão abandonando a presidente Dilma. Menos o PCdoB. O partido encolheu de 20 para 11 deputados federais, mas, não abandona o barco. Mais fácil é o PT cair fora e deixar Dilma de lado, deixando a tarefa de apagar a luz para o PCdoB.

Vice

Por falar em PCdoB (baixando um pouco a análise para o terreiro acriano), o prefeito Marcus Alexandre tem ouvido com muita atenção os argumentos de parte de lideranças políticas do PT que não defendem a chapa “puro sangue”. O prefeito, que já não é muito simpático à tese de uma chapa só com o PT, deve fazer avaliações.

Vice II

Não anunciar chapa “puro sangue” não significa, obrigatoriamente, que a dobradinha PT/PCdoB deve ser mantida no outubro próximo. Afinal de contas, atualmente, qual é a força da representatividade do PCdoB no Acre? Justifica a permanência na vice-prefeitura da Capital?

PSB

Por outro lado, o PSB perdeu força para disputar com o PCdoB pela vice-prefeitura de Rio Branco na chapa de Marcus Alexandre, uma vez que, em Brasília, o partido desembarcou do time de apoio à presidente Dilma Rousseff.

E outra coisa…

Um argumento forte para sepultar a chapa “puro sangue” é o evidente desgaste do PT. Até o Nego Báu sabe disso.

Foto de ilustração A Gazeta do Acre

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *