Democracia
Já foi dito que à exceção de todos os outros regimes, o melhor que sobra é a democracia. O raciocínio elementar se faz necessário para tentar entender o quase sumiço do PT no mapa político dos municípios brasileiros.
Complô
Após fatos divulgados e as principais lideranças presas (ou ameaçadas de prisão pelas apurações dos inquéritos), o eleitor foi fazendo uma natural (e democrática) depuração. Pelo voto, deixou o Acre isolado do país. Há quem entenda uma espécie de complô “da grande imprensa”; “do Jornal Nacional a serviço das elites”; “do capital internacional”; “que as empresas nunca investirão onde o Estado investe” etc. etc. E dá-lhe doutrinação!
Por falar…
E por falar em doutrinação… de repente o PT nacional começa a enviar os intelectuais do partido para a última trincheira petista do país.
2018
Gladson Cameli está calado não é à toa. Orientado, está como tantos outros líderes da oposição: quieto, esperando os suspiros de uma recuperação da economia para poder surfar no banzeiro.
Rocha
Wherles Rocha se apoiou no bico tucano certo ao escolher o governador Geraldo Alckmin para lhe fazer sombra internamente no partido. O ex-presidente do partido no Acre, Bittar, que se orgulhava do apoio de Aécio Neves, anda ligeiro para o ostracismo.
Feia
A crise não perdoa ninguém. É claro que não é culpa exclusiva de Marcus Alexandre, o prefeito de Rio Branco. Mas, o fato é que a Capital… tá feinha a bichinha! Quase mal cuidada! Administrar uma cidade sem dinheiro não é fácil.
TCE
Não se pode dizer que a presidente do TCE, Naluh Gouveia, está sendo omissa em relação à gestão dos municípios. À exceção de Rio Branco, nenhum outro município valoriza a LRF do tamanho que ela merece. O TCE já está avisando aos novos prefeitos do problemão que eles herdaram.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com