O acriano não aprende. Agora, uma nova febre cresce via WhatsApp: Mandala. Essa concepção de vida de fazer dinheiro fácil, de “se dar bem” sem esforço e sem mérito são posturas típicas de pessoas deseducadas.

Explicação

“Eu trabalhei para que a crise não viesse para o nosso colo, porque não é responsabilidade nossa, ela deve ficar junto a seus criadores”. Essa foi a explicação que o senador Jorge Viana ofereceu ao site do PT para apresentar a forma como atuou nas 48 horas de crise institucional entre o Judiciário e o Legislativo.

Elogio

Esse “elogio” do presidente do Senado, Renan Calheiros, ao colega acriano é um cálculo cujo alvo, como é óbvio, é o PT. Jorge foi o mote conveniente ao alagoano.

Para sempre Renan

Repercussão internacional para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e a maneira como ele conseguiu reverter a decisão do STF, que o afastava da presidência. Os opositores da velha raposa não entendem como uma pessoa que tem 12 processos pode permanecer na mais importante casa legislativa do país. Os gaiatos respondem que ele não tem só isso. Tem 12 processos e 24 dossiês.

Balanço

O balanço é simples: Renan Calheiros afrontou a Justiça e não foi punido por isso. E nem vai.

Sem palavras

Como fica o senador Jorge Viana (PT), depois de ter contribuído de forma decisiva para a manutenção de Renan Calheiros (PMDB) na presidência do Senado e depois de ser elogiado por Renan, ver o presidente colocar rapidamente em votação a PEC 55, contra a qual o PT luta arduamente? O tempo dirá se as palavras de Renan são proféticas: “Jorge Viana não é petista. Jorge é uma instituição suprapartidária”!

Resposta

É preciso reconhecer: as forças de Segurança Pública deram respostas rápidas ao horror protagonizado por jovens em redes sociais. Seguem enxugando gelo. E vão continuar enxugando! A tendência não é melhorar!

Correndo atrás

Do ponto de vista político, o que está faltando à gestão da Segurança Pública é uma estratégia menos óbvia e mais proativa. Nesta semana, ficou correndo atrás de apagar um incêndio atrás do outro (sempre com fatos gerados pela fragilidade do comando da Polícia Militar). Exemplo: AME organiza assembleia e delibera o “Polícia Legal”; o Governo responde com solenidade para entrega de armas, carros etc; policiais reclamam da questão do auxílio alimentação para os inativos; o Governo acena com o pagamento da parcela do Prêmio de Valorização da Atividade Policial. E a ciranda segue.

TJ

A informação de que há uma manobra em curso para retirar a desembargadora Denise Bomfim da linha de sucessão de Cezarinete Angelim sugere tantas coisas que só os fatos podem demonstrar.

Sangue no olho

Há uma expressão muito comum entre os advogados quando querem sugerir que um juiz costuma tomar decisões sem vacilo e sem dó: “juiz Fulano de Tal tem sangue no olho!”. Essa expressão era muito usada em relação à Denise Bonfim. Ela colocou atrás das grades bandidos, assassinos, gestores públicos, empresários, secretários de Estado, os cambau.

Pode ser

Qual será o argumento para que Denise não assuma a presidência do TJ é algo que vai ser importante acompanhar.

Paroquial

No Acre, o que está pegando mesmo é o tal projeto do Executivo para a construção do Centro Administrativo. A declaração do empresário Sérgio Catalice, da empresa contratada para fazer a obra, provocou um estremecimento na base de sustentação do governo, que não gostou nem um pouco de ter sido usada para aprovar um projeto de cartas marcadas. Que o diga o deputado Jesus Sérgio (PDT).

Consequências

Jesus pode abandonar a Frente Popular. Além disso, o líder do governo que se exaltou ao afirmar que se uma empresa já tivesse sido contratada, antes do projeto ser enviado para a Assembleia seria o primeiro a se manifestar contra… Vôte! Vai fazer o que agora, deputado Zen? Depois do áudio e vídeo do empresário? Depois da confirmação da chefe da Casa Civil… ainda bem que o recesso está às portas. Quem sabe no retorno dos trabalhos ninguém mais lembre da vergonha!

Será?

Nos bastidores da Assembleia Legislativa circula a informação (pesada), que a bancada do PT foi todinha informada de tudo sobre o projeto. Os outros deputados da Frente Popular entretanto, não saberiam de nada e foram tão somente usados. Por isso, a revolta. Falam também numa história de mala preta, mas, deixa quieto…

Ignorância

O acriano não aprende. Agora, uma nova febre cresce via WhatsApp: Mandala. Essa concepção de vida de fazer dinheiro fácil, de “se dar bem” sem esforço e sem mérito são posturas típicas de pessoas (para manter o decoro da coluna) deseducadas. A difícil rotina do estudo e do trabalho não é para todo mundo. Daqui a pouco, todos vão bater nas portas do Ministério Público. A novela é velha.

Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *