O governador Tião Viana (PT) conseguiu fazer os professores voltarem às salas de aula. Mas, foi uma Vitória de Pirro.

Mico

A cena do dia foi protagonizada pelo secretário de Estado de Educação. Marco Brandão foi flagrado dançando ao som de Lulu Santos- “… eu vejo a vida melhor no futuro…”, na abertura da Semana da Juventude, enquanto os professores em greve há quase 2 meses estão ameaçados de perder o empregou e/ou o salário.

Na cara

Coube ao deputado de oposição Gerlen Diniz (PP) escancarar aquilo que muitos diziam baixinho: a presidente do Sinteac nunca quis a greve e atuou como um braço do governo dentro do movimento. A acusação foi feita na frente de deputados e professores.

Na sombra

Nos bastidores, até deputados da bancada de sustentação comentavam que a presidente do sindicato era uma coisa na frente dos trabalhadores e da imprensa e outra (muito diferente) quando conversava sozinha com os deputados. Nessas horas, a conversa mudava de tom e ela se comprometia em segurar a massa. #vôte

Jogo duplo

Até a Bíblia diz que não se pode ter dois senhores. Nesse caso específico, ou estava com o governo ou com os trabalhadores. Tentar fazer jogo duplo não é função para qualquer um. O resultado geralmente é desastroso. Fica mal com os dois.

Queimada

A presidente do Sinteac saiu desse movimento duplamente queimada. Não conseguiu nada além do desgaste físico, emocional e financeiro dos que a seguiram e se queimou com o governo que tanto defendia. Ela já teria sido informada por um dos que transitam entre a Casa Rosada e o movimento jovem, que o PT não a apoia para mais nada.

Chamuscado

O governador Tião Viana (PT) conseguiu fazer os professores voltarem às salas de aula. Mas, foi uma vitória de pirro. As ameaças de demissão e de corte nos salários não serão esquecidas. O desdém com o qual tratou as reivindicações tem consequências. Não contem com esse povo para segurar bandeiras do PT nas próximas eleições.

Sonoro não

O deputado Daniel Zen, eleito pelos trabalhadores da Educação, foi o mais cobrado durante esses 60 dias. Hoje, ao tentar se pronunciar na tribuna da Aleac, não conseguiu se fazer ouvir. Os gritos dos trabalhadores dizendo “fora” (e apontando para a porta) soaram muito mais alto. A situação provocou a piedade dos deputados de oposição. Luiz Gonzaga (PSDB), por exemplo, recusou o pedido de Eliane Sinhasique (PMDB) para que atacasse o líder do governo: “Eu não. O coitado já foi tão humilhado”. E retirou o nome, para não ter que falar.

Frase do dia

“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. Daniel Araújo.

Estratégia

Essa situação envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e o Governo do Acre terá a seguinte estratégia, já velha conhecida da rotina palaciana em tempos de FPA: os professores vão voltar às salas de aula sem ter muito que comemorar. E aí, a conta-gotas, os benefícios serão dados à categoria. Um a um.

Estratégia II

De inovadora, essa estratégia não tem nem o cacoete. As feridas envolvendo o embate entre Sinteac e Governo não se curam agora. O remédio deve vir no tempo certo. A assim, o PT vai se distanciando do movimento sindical que um dia lhe fortaleceu as pernas. Isso não é opinião. Basta conversar com qualquer integrante do movimento sindical que se tem essa percepção.

Estratégia III

Enquanto os grevistas faziam barulho na Aleac, boa parte do secretariado se embalava com Tempos Modernos, diante de um auditório lotado por estudantes em um evento em que foi lançado o programa Bolsa Estágio: renda associada a ensino.

Dia dos pais

Alguém sabe algum número oficial em relação ao desempenho do comércio no Dia dos Pais? Alô, Fecomercio! Alô, Acisa!

Atraso

O número de consumidores com contas atrasadas e registrados nos cadastros de inadimplência voltou a subir. Após apresentar o pior resultado semestral dos últimos três anos, os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram um aumento de 4,47% em julho em relação com o mesmo mês do ano passado. Já o número de dívidas em atraso teve uma variação positiva de 4,99%, também na comparação anual.

Atraso II

Os dados são da assessoria da SPC Brasil. Por aqui, não há nenhum instituto que faça essa conta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *