Transparência
Que relevância pode ter uma audiência pública, onde os futuros inquiridos combinam (e decoram), com os inquiridores antes do encontro? Pois pasme, leitor! Foi isso o que aconteceu nesta segunda-feira. Ninguém além de deputados da base de defesa pode participar da reunião a portas fechadas com o secretário de Segurança e comandante da PM. Até segurança na porta foi colocado para impedir a presença de curiosos.
Transparência II
Esta foi a primeira vez na história recente do legislativo estadual que tais medidas foram adotadas. As reuniões nas comissões têm por princípio a transparência e a publicidade. Novos tempos. Ou seria novo presidente? Ou, como disse um funcionário da casa “Nunca a base de sustentação do governo ousou ir tão longe!?” Vôti!
Guerra
Que o PSDB não engole o PMDB, não é novidade. Mas, a guerra aberta só foi declarada hoje. Os tucanos estão convocando todas as pessoas a um protesto contra o vice-presidente da República, Michel Temer. Estão pedindo para a população desligar os aparelhos de tevê, na hora do pronunciamento do vice, às 20h30min., em cadeia nacional.
Guerra II
Segundo os tucanos, o PMDB é um partido bipolar: ora está com o governo, ora está na oposição. O equilibrismo do PMDB está mexendo com os nervos do PSDB, embora no Acre, tenha tucano achando que a hora é da Eliane (a Sinhasique), e, portanto, o melhor que o partido tem a fazer é apoiá-la.
Reverso
Aliás, nessas eleições de outubro, o Acre pode, novamente, ter um tucanato diferenciado dos pleitos de outras regiões do país. O que não é novidade. Em 99, o leitor atento se lembra que o vice-governador na chapa vitoriosa da Frente Popular era Edson Cadaxo. Foi o único local do país onde os tucanos coligaram com petistas.
Reverso II
Atualmente, pelos movimentos internos de muitos tucanos, a ideia é que o PSDB do Acre também destoe das demais regiões do Brasil, executando uma aproximação com o PMDB. Tudo em nome da derrota da Frente Popular. Há outros tucanos que querem aproximação com o DEM, de Bocalom. Tem algum tucano na defesa de Francineudo Costa?
Temor
O grande temor da oposição é ganhar a eleição municipal: se ganharem e não conseguirem realizar uma boa e marcante gestão, em dois anos perdem a chance de ganhar o governo do estado e ainda cacifam o PT para mais uns anos no poder.
Baixaria
A baixaria que rola solta na campanha municipal na fronteira, certamente, terá consequências políticas e judiciais. PT e PCdoB terão que conversar sobre o assunto mais cedo ou mais tarde. A OAB também não poderá se omitir eternamente. Leitor mais “enfezado” diz sobre isso que nenhum dos dois tem condições de ser candidato a nada. Calma, leitor! Chif… ops! Problemas pessoais não podem interferir em questões políticas. Ou podem?
Segurança
Os problemas da Segurança Pública são muito mais complexos do que roubo de caminhonete ou invasão de casa de parlamentar. Aliás, no parlamento não há único nobre que tenha sido capaz de relacionar o aumento dos casos de violência com os casos de corrupção que assolam o país; com a queda da atividade econômica; com o desemprego; com a falta de perspectiva entre os jovens.
Segurança II
Aliás, a “defesa” do secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, no parlamento foi tão contundente quanto uma cibalena vencida para curar doença grave.
Segurança III
É claro que as situações pontuais dos assaltos, dos roubos de caminhonetes, da ação de facções exigem respostas. É óbvio. Mas, os problemas da Segurança Pública estão longe de se esgotar nesses tópicos.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com