O prefeito de Brasileia Everaldo Gomes (PMDB) cansou de visitas mais preocupadas com a repercussão midiática do que com a ajuda efetiva aos moradores.

No Alto Acre

Ontem, 17 deputados estaduais estiveram na região do Alto Acre para prestar solidariedade às famílias que estão desabrigadas.

Grave

A situação naquela região é gravíssima. Somando os municípios de Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia, mais de três mil pessoas já se encontram com suas casas debaixo d’água.

Crítico

A situação é tão crítica que o desespero já começa a tomar conta da população, que sofre com a falta de comida, energia e abrigos.

Críticas

Igualmente desesperado, o prefeito do município, Everaldo Gomes (PMDB), durante a visita dos deputados estaduais. Fez duras críticas ao Governo do Acre e às autoridades federais pela falta de suporte.

Cansado

Everaldo Gomes (PMDB) cansou de visitas mais preocupadas com a repercussão midiática do que com a ajuda efetiva aos moradores.

Mais reclamações

Nos abrigos improvisados e superlotados, populares reclamam da falta de alimentos, energia e material de limpeza.

Serviços prejudicados

Os serviços de saúde também estão prejudicados em Brasileia. O Hospital Raimundo Chaar foi inundado, obrigando o município encaminhar os pacientes para Xapuri.

Serviços prejudicados II

A população também não disponibiliza de nenhum tipo de atendimento nos órgãos públicos estaduais e municipais, serviços bancários, telefonia e internet, deixando Brasileia isolada do resto do Estado.

Alimentos

No total, foram distribuídas cerca de seis toneladas. Uma para o município de Xapuri e cinco para Brasileia e Epitaciolândia.

Governador

Quem esteve visitando também o Alto Acre ontem foi o governador Tião Viana (PT). Ele participou de reuniões para definir estratégias para lidar com a situação.

E agora?

Quando finalmente o deputado Chagas Romão (PMDB) conseguiu fazer com que o governo mandasse fazer a tão sonhada reforma no Hospital de Xapuri, vem uma cheia para colocar toda conquista por água abaixo. O hospital simplesmente está debaixo d’água.

Nada de solidariedade

Quem não estava muito disposto ontem a fazer as visitas aos municípios alagados, era o deputado Jonas Lima (PT). Quando a agenda em Xapuri acabou, o parlamentar tratou logo de voltar para Rio Branco. O deputado esqueceu que a situação mais crítica estava em Brasileia e, na pressa de voltar à capital acriana, Jonas esqueceu de prestar solidariedade aos desabrigados dos outros dois municípios.

No Acre

Quem aterrissa no Acre na próxima sexta-feira, 27 é o ministro da Integração, Gilberto Occhi. O ministro colocou seu ministério “à inteira disposição” para ajudar com alimentos, colchões, material de limpeza e aluguel social para as famílias atingidas.

Ele vem

Após ouvir os fortes apelos dos senadores e dos deputados federais acreanos para que o Ministério da Integração e a Defesa Civil intercedam de imediato ajudando o governo do estado e as prefeituras a socorrem os desabrigados, o ministro disse que vem acompanhando há dois meses a situação do Acre.

Lista de pedidos

O primeiro município a ser visitado por ele será Tarauacá. Ele afirmou ainda que só está aguardando as prefeituras dos municípios do Alto Acre listem o que precisam para atender de imediato aos desabrigados.

Promessa

Ao final do encontro, o ministro da Integração também se comprometeu em ajudar no que for preciso para reconstruir as cidades quando as águas baixarem.

Estudos

O mais importante é que Gilberto Occhi também se comprometeu em realizar estudos que possam apontar soluções que impeçam novas alagações no futuro, tais como a construção de barragens que podem evitar tanto as grandes cheias quanto as grandes secas dos rios da região. Isso é muito importante para o nosso Estado, haja vista que nos últimos anos, o período de enchente tem sido praticamente todos os anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *