Não acabou
As eleições no Acre acabaram. Ao menos no Vale do Juruá, o clima ainda está quente, com ameaças e respostas à altura entre o candidato vencedor, Ilderlei Cordeiro (PMDB) e a candidata derrotada, Carla Brito (PSB).
Causa
O que justifica a manutenção dos palanques na maior cidade do Juruá é a tramitação do processo eleitoral que Ilderlei responde na Justiça e que podem resultar na cassação do candidato vencedor.
Quem diria
O presidente da Executiva Estadual do PSDB no Acre, deputado federal Wherles Rocha (quem diria?) pode ser o responsável pela vitória da Frente Popular em Cruzeiro. Ao menos em tese isso é possível. Rocha apostou o corpo e a alma na vitória de Henrique Afonso. Nunca passou pela cabeça do tucano amargar o terceiro e último lugar.
Senado
Se Rocha estava calculando uma cadeira no Senado, o resultado das eleições municipais foi um balde de água fria.
Hilariante
As reações ao texto do jornalista Augusto Nunes foram as mais hilariantes. Transitaram de tolices escritas à chatice gravada em rede social e postada como se fosse coisa séria. Essas indignidades do paço…
Forma
O único pecado de Nunes reside na forma. Não se refere aqui à qualidade do texto, bem escrito, irônico e com um jogo de ideias já característico da pena ferina.
Pode ser
As ideias de “ter juízo” (cidades que rechaçaram o petismo) e “não ter juízo” (cidades que ainda adotam o petismo como força política hegemônica) não respeitam a vontade do eleitor. Pode ser duro a alguns ouvir isso, mas o povo de Rio Branco entendeu que o PT deveria continuar conduzindo as políticas públicas. Ponto. É aceitar e cumprir. Não compreender isso é tão desrespeitoso quanto dizer que “cada povo tem o governo que merece”.
Baixa o pano
A única falha da análise de Nunes foi essa.
Artigo
Texto muito mais importante do que o de Augusto Nunes e que deveria servir de mote para análises mais necessárias foi escrito pela ONG Todos pela Educação. A organização não governamental é uma das referências no setor e consultada por vários governos no que se refere à gestão. Pois a ONG bateu “de com força” no ranking do Enem.
Interesses
“Pela segunda vez, os resultados do Enem por Escola foram divulgados pelo MEC de forma contextualizada. Dessa forma, ainda que seja possível, perde sentido fazer um ranking geral de escolas, prática que serve apenas à lógica do mercado privado de Educação”. Toma-lhe!
Guerra …
Campanha no interior do estado ainda é feita na base “do pescoço pra baixo tudo é canela”. Em Sena Madureira, os apoiadores de Mazinho Serafim (PMDB), não dormiram nas três noites que antecederam a eleição. Passaram as madrugadas recolhendo os panfletos espalhados pela turma da Toinha Vieira (PSDB/PV). Os panfletos – Mazinho SeráFim de Sena Madureira traziam desde informações sobre dívidas de R$ 20 milhões e necessidade de se eleger prefeito para conseguir saldá-las até o comboio Castaína- mistura de castanha com cocaína, que seriam a renda de Mazinho, taxado de traficante.
… de panfletos
Em Brasileia, Fernanda Hassem teve a vida íntima exposta em folhetim durante toda a campanha. Diálogo entre ela e o ex-amante, Valadares, supostamente extraído dos depoimentos à Justiça, inundaram a cidade. E, de nada adiantava a militância petista queimá-los. No dia seguinte, a cidade amanhecia novamente inundada de panfletos “eróticos”.
Mentor
Em Sena Madureira, os apoiadores de Mazinho Serafim (PMDB) reconhecem que a vitória foi muito mais apertada que o imaginado, mas, o deputado Wherles Rocha (PSDB) sai com a pecha de “trator”. Ou seja, aquele que passa por cima de qualquer um que atrapalhe seu caminho.
Mal …
A disputa eleitoral evidencia três grandes derrotados: Wherles Rocha (PSDB); Alan Rick (PRB) e Jamil Asfury (PDT). Dos três, o único que apesar dos pesares tem chance de se reeleger é Rocha. Alan Rick e Jamil já são considerados pelos caciques como cartas fora do baralho. Alan e Jamil disputaram os votos da Igreja Batista do Bosque e os fiéis mostraram que não estão a fim de tomar partido. Resultado: nenhum dos dois conseguiu eleger seu candidato a vereador, sendo que a de Jamil era a própria esposa dele. Alan, em guerra declarada com o grupo da Igreja Universal do Reino de Deus, abre outro flanco: agora, dentro da Batista do Bosque.
… na foto
Outro que não conseguiu demonstrar a força alardeada foi o senador Gladson Cameli (PP). Não conseguiu eleger sequer um vereador na capital e só elegeu umzinho em Cruzeiro do Sul, seu reduto eleitoral. Os adversários do senador comemoram esse resultado com um clipe de Carmem Miranda, cantando “Mamãe eu quero”, regado a uísque.
Mãe Leila
A deputada Leila Galvão atribui a uma conjuntura mística a vitória dos candidatos dela em Brasiléia e em Xapuri. Ela foi a 113ª votante na seção dela, onde coincidentemente faltaram 13 eleitores, num universo eleitoral de 17.713 em Brasileia onde o adversário Manoel Prete perdeu por 6013 votos. Era 13 para todo lado!
Alerta
Segurança Pública do Acre na UTI. Racionamento no abastecimento das viaturas em 8 ou no máximo 10 litros de combustível por dia, já começa a ser comemorado pela bandidagem. Ponto. Nada mais a declarar.
Reação
O vereador eleito Emerson Jarude começa mal. Ainda nem assumiu e já demonstra uma falta de traquejo danada. Em resposta à reportagem da TV Gazeta que mostrou a “ideia” de renúncia de verba de gabinete e de salário ao longo do mandato, o moçoilo se sentiu prejudicado. E disse, em tom de ameaça (?), que “não concederá entrevista à TV Gazeta enquanto não for feita uma retratação”. Hum então, tá!
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com