O que dizer de uma mensagem governamental que leva duas horas e dez minutos para ser lida em público? A procuradora-Geral do Estado do Acre, Maria Lydia Soares, não merecia.

Prolixa

O que dizer de uma mensagem governamental que leva duas horas e dez minutos para ser lida em público? Ou foi uma tentativa de incinerar a procuradora Maria Lydia na fogueira da inquisição política, ou copiaram um discurso de Fidel Castro. Fato é que a situação gerou um profundo mal estar. Nem convidados, nem anfitriões seguravam o sono sem demonstrações, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos.

Mais do mesmo

E o pior é que a mensagem em si não saiu de um conjunto de repetições já cansadas de serem propagadas pela retórica oficial. O mais do mesmo. A procuradora-Geral do Estado do Acre, Maria Lydia Soares, não merecia.

Desprestígio

O legislativo ajoelhado não merece atenção do Executivo. Prova disso foi a ausência do governador na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado. Nem a vice- governadora compareceu. Mandaram a procuradora fazer a leitura de uma mensagem (cópia da do ano passado?). O governador preferiu uma agenda em Acrelândia, veja só!

Titãs

A Eletrobras-AC, campeã absoluta de reclamações no Procon, sofre para receber uma dívida do Depasa, que também ocupa um lugar de destaque entre as empresas com maior número de reclamações no órgão de proteção ao consumidor. Para premiar as empresas mais caloteiras, os jornalistas estudam a realização do prêmio “Framboesa”. Vai ser uma briga dura!

Memória

Apesar dos embates entre PT e PSDB, os tucanos já foram da Frente Popular e indicaram até um vice do PT. Quando Jorge Viana era prefeito, a vice-prefeita era Regina Lino (PSDB). Quase na mesma época em que o PSDB despertou para o “uso indevido”, que o PT fazia dos demais integrantes da Frente, a ala mais purista do PCdoB chegou à mesma conclusão. O rompimento dos comunistas só não foi efetivado porque a ala que seguia Sérgio Taboada foi sufocada pela que preferia compor com o PT, partido do qual é satélite até hoje.

Ameaçado

Para muitos analistas de boteco, o PCdoB do Acre é uma espécie ameaçada de extinção. Não tem nenhum vereador na Capital e apenas um deputado estadual. Fruto de uma análise mal feita, que permitiu ao PT a incineração dos principais quadros comunistas. O partido está se segurando no pincel depois que levaram a escada. É o que prova a tentativa de manter o inexpressivo Márcio Batista como vice de Marcus Alexandre. Para as outras funções, faltam nomes…

Falta explicar

Que diabos a passagem dessa tocha olímpica pelo Acre tem de importante? Vai mudar em que nossa vidinha medíocre? A tradição da tocha olímpica foi criada pelos nazis e o mundo repete com o mesmo frenesi. Enquanto chovem críticas aos gastos com a realização dessa Olimpíada no momento em que o país atravessa sua pior crise econômica, o Acre parece aquela deslumbrada – só quer fazer um selfie com a tocha e postar nas redes sociais.

Question

Quanto tempo o PSDC vai resistir aos encantos da rede de Antônia Lúcia? Os contatos estão acontecendo… Os interesses momentâneos são convergentes… E, nos bastidores, a temporada de apostas foi aberta.

Vaia

Tem vezes que o Congresso realmente retrata o espírito do Brasil. A vaia que a presidente Dilma ouviu ao defender a CPMF no Congresso reflete esse espírito. A análise das ruas é simples: quando o equilíbrio financeiro de um país está fundamentado na criação de um novo imposto… é porque muita coisa precisa ser revista.

26 anos

Dia 2 de fevereiro é um dia especial para a TV Gazeta: é o aniversário da emissora de maior audiência do Acre. Em 2016, são 26 anos dedicados ao registro diário da Cultura, da Economia e da Política do povo do Acre. O espírito empreendedor do fundador da tevê, Roberto Moura, é agora dividido por muitos. A administração da tevê se inspira nos ensinamentos de Roberto Moura. E seguirá firme no propósito de valorizar a informação. Sempre.

Rendeu

Em novembro do ano passado um evento promovido pela secretaria de Pequenos Negócios chamou atenção pelo fato de uma moça, Rogéria Pereira Rocha, ter desfilado com uma cachorrinha, vestida com roupas produzidas por uma pequena empreendedora apoiada pelo Governo. A beleza da modelo foi motivo de muitos comentários. No Diário Oficial desta segunda-feira (01/02), a moça foi nomeada pelo governador Tião Viana com uma CEC-3 na Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.

Aliás

Por falar de coisa pequena… alguns gestores do Governo do Estado não sabem começar uma reunião (por mais simples que seja) sem antes escolher a imprensa como motivo de chacota e críticas. É verdade que a imprensa no Acre precisa melhorar muito (assim como em todo país). Mas, o que dizer da qualidade dos gestores públicos?

Críticas, sugestões e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

Foto de ilustração: Diego Gurgel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *