Análise fria
Terminais de ônibus construídos com emendas parlamentares do senador Sérgio Petecão (PSD); reforma dos mercados com dinheiro de emendas parlamentares do senador Gladson Cameli (PP). Governo do estado mantendo a prefeitura da Capital e a prefeitura segurando cargos comissionados para dar sustentação ao governo. Esta é a “sustentabilidade” da Frente Popular, na ótica da oposição.
Motivos
Os motivos pela “desistência” da candidatura de Socorro Néri (PSDB) à prefeitura da capital vão além dos alegados “problemas particulares”. Acostumada à vida acadêmica, Socorro não assimilou as manhas políticas. Em síntese, não conseguiu agir como política, no curto período em que foi a opção. Acabou “desistida”. Talvez isso explique a indignação volta e meia percebida em algumas postagens dela nas redes sociais! Parece que a decisão não foi tão pacífica como apregoa o partido!
Na city
O deputado Silas Câmara (PSD/AM), o mesmo partido de Sérgio Petecão, está em Rio Branco. Veio dar apoio ao projeto da esposa, Antônia Lúcia (PR), que busca aumentar o número de partidos satélites em torno de sua liderança. Tinhosa, politicamente falando, Antônia Lúcia é chamada carinhosamente de “missionária” e “ uma mulher de Deus”, pelo cônjuge.
Fatos …
Ou, de como os aliados políticos se protegem em detrimento da população. O comunista Moisés Diniz é acusado de ter defenestrado um projeto na Assembleia Legislativa do Estado que proibia a cobrança da taxa de iluminação pública, onde não existe iluminação pública. Como nas contas dos moradores da zona rural, por exemplo. A justificativa do então deputado foi que taxa de iluminação pública é de competência exclusiva das prefeituras. Então, tá. Continue pagando, leitor.
Nefastos
O senador Jorge Viana (PT) passou uma reprimenda no deputado Rocha (PSDB) por causa das críticas deste ao presidente do senado Renan Calheiros (PMDB), por ocasião da votação do aumento do salário dos funcionários do Judiciário. Será que vale a livre interpretação Diz-me a quem defendes e te direi quem és? É brabo!
Fronteira
Até o fim deste mês, os municípios têm dois importantes repasses a receber: resíduo da integralização da complementação da União ao fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de 2015 e à primeira parcela da complementação da União ao fundo deste ano.
Da Sejusp?
Essa história de que uma pistola usada por jovens em um assalto a taxistas pertence à Secretaria de Estado de Segurança Pública precisa ser melhor explicada. Trata-se de uma pistola 940, uma arma pouco comum. Como é que foi parar na mão desses jovens?
Tarifa Zero
O vice-presidente da União nacional dos Estudantes para a Região Norte, o acriano Jeffrey Caetano, faz ponderações a respeito de o movimento estudantil no Acre não defender o Passe Livre Estudantil. “Avaliamos que o ideal é defender a ‘Tarifa Zero’”, afirma.
Tarifa Zero II
Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o Passe Livre Estudantil já é uma situação resolvida. Caetano garante que o Movimento Passe Livre desses estados não faz pressão pelo fato de os estudantes acrianos ainda pagarem para usar transporte coletivo.
Críticas e sugestões quentinhasdaredacao@gmail.com