Devedor
O Depasa é o maior devedor da Eletrobras-Acre, seguido de perto pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul que deve milhões. Aliás, a maioria dos caloteiros da empresa está do poder público. Na iniciativa privada, o caso mais escandaloso é o da Santa Casa de Misericórdia, que entrou com uma liminar para impedir o corte de energia, alegando que é um hospital, presta serviço, blá, blá, blá. Mas, funcionam dentro do referido hospital, lojas e coisas do gênero. Vai você, leitor, não pagar a conta para ver o que acontece…!
Caladinhos
Os tucanos lançaram os nomes de José Wilson Leão e Francisco Carlos Cruz como pré candidatos à prefeitura da Capital. Mas, depois do fiasco do lançamento de Francineudo Costa, preferiram apresentar os dois novos postulantes em petit comité. O anúncio foi feito longe da imprensa e na presença apenas dos candidatos a vereador.
Dilmada
A presidente Dilma Rousseff se reelegeu com um discurso antiprivatista, mas, bastou verificar os resultados das urnas, para a coisa mudar de figura e ela passar a privatizar tudo. Na mira da presidente está a Caixa Econômica, o único banco 100% estatal do país. Na Caixa, profissionais estão sendo demitidos e agências em vias de fechar: quatro delas no interior do Acre.
Bancos
O Banco do Brasil e o Basa há muito passaram para a chamada economia mista (como a Petrobras e outras tantas). O Governo Federal fica com 51% das ações e o restante passa para as mãos (e bolsos) dos empresários.
Reza
O jornalista Raimundo Fernandes está visitando velhos amigos… estreitando contatos… Os mais experientes dizem aquela famosa frase: “Essa alma quer reza”. A coluna insiste que não. Arrisca-se outro ultimato: “Essa alma quer votos!” rs. Aliás, ao que parece este é o ano dos jornalistas. Em toda a redação tem um (ou mais) disposto a encarar a prova das ruas.
Mestre
Lula (o Luiz Inácio) disse hoje que para salvar o Brasil, é preciso colocar os pobres em cena outra vez, dando-lhes poder de compra. É preciso fazer circular dinheiro. Todos sabem disso. O papagaio do vizinho sabe disso. Só quem parece não entender é a pupila dele, que continua com a política de arrocho. “Baixa os preços, Dilma!” (gasolina, energia elétrica etc). É a campanha que deveria levar milhões às ruas. É possível. Basta parar de sangrar o povo para fazer superávit para entregar o dinheiro para os banqueiros. Ensina pra ela a lição que você nunca fez, Lula.
Otimismo sem sal
Agência Brasil informa que em 2016 o país vai ter a segunda maior safra de café da história (a maior foi de 2002). Estima-se que a safra desse ano tenha entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas de 60 Kg. O clima está tão ruim no Governo Federal que nem se consegue comemorar o feito.
Otimismo sem sal II
A coisa é dita assim, sem muito ânimo. O principal comprador do Brasil, a China, anda meio resfriada. E um resfriado chinês tem impacto de tuberculose em países emergentes. As commodities estão com preço e força de uma cibalena vencida. E o que o Brasil tem a oferecer ao mundo se não for commodities?
Peixes da Amazônia
O Instituto de Marcas e Patentes aprovou definitivamente o registro da marca “Peixes da Amazônia” para a Peixes da Amazônia S.A. O processo de formalização já tramitava há algum tempo e foi formalizado agora.
Enafron
Foi quase constrangedora a entrega que o Governo Federal fez de 11 viaturas para ajudar na área de Segurança Pública. 11 viaturas! A coisa tá de lascar!
Diferenças
Quem lida com Segurança Pública sente no dia a dia a diferença entre o Enafron e o Pronasci. O primeiro tem uma natureza mais militarizada (sem dinheiro para tanto); o segundo tinha uma leitura mais “comunitária”, com caixa mais generoso.