Entendimento
Dnit e empresários do setor madeireiro aos poucos vão se entendendo. De um lado, engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte que tentam preservar o que restou da BR-364. De outro, empresários que buscam garantir fluxo no transporte de insumo de um setor industrial que agoniza a cada dia.
Números
Na complicada relação da massa e volume de madeira por eixo, o que está em jogo é a sobrevivência da indústria vinculada à extração de madeira e a manutenção da estrada que integra a maior parte dos municípios acrianos.
Confusão amiga
O clima não está nada bom entre tucanos e republicanos. Os conflitos são em todos os níveis. Agora, os candidatos a vereador tucanos reclamam que a presidente do PR, Antônia Lúcia privilegia a filha e candidata Câmara de Vereadores pelo PR nas inserções na tevê. Por enquanto os tucanos estão chupando o bico, mas acionaram o TRE para que se defina a situação.
Enquetes
É preciso ter um pouco mais de cuidado na divulgação das enquetes referentes às eleições em redes sociais. Há legislação que normatiza a matéria. Não pode ser do jeito que está sendo feito.
Ideb
Rio Branco tem conseguido feito importante na Educação ao longo dos últimos anos. Não é fruto da gestão de Marcus Alexandre: é esforço conjunto de um processo que não tem sido interrompido. Esse é o segredo.
Ideb II
As notas têm aumentado a cada avaliação. E, quem lida com Educação sabe a luta que é aumentar cada ponto nesse índice. Em 2007, a Capital tirou 4,4; em 2009, subiu para 5; em 2011, 4,8; em 2013, 5,5; em 2015, 5,8.
Ideb III
Para dar crédito de forma genérica, é preciso reconhecer gestões de Jorge Viana, Angelim, Binho, Tião e Marcus Alexandre. É a continuidade do trabalho que resulta nesse crescendo nas notas do Ideb da criançada. No Acre, a vitória do aumento na nota do Ideb na Capital é trabalho em parceria com o Estado. em Educação, não existe “varinha mágica” e nem “salvador da pátria”. É um processo lento: só vitórias para gente teimosa.
Ideb IV
O Ministério da Educação acendeu a luz vermelha ao descobrir o desempenho dos alunos do Ensino Médio. Não é de hoje. Esse gargalo é em todo país. Uma parte considerável da juventude não está nem um pouco interessada em estudo. E outra parte mais significativa ainda dos gestores não está nem aí para permitir o Ensino.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com