Petistas de carteirinha comemoram a indicação do novo superintendente regional do Incra, afirmando que ele veio da “base”. Mas, um petista da ala mais crítica do partido questiona: “Vir da base significa ser da base”?

Desnecessária

A entrevista coletiva dos deputados federais do PT foi o mesmo que enxugar gelo. Não trouxeram nenhuma novidade, até porque a população acompanha o desenrolar dos fatos pela tv e pela internet. Deputados do PT convocarem a imprensa para dizer que são contra o impeachment da presidente Dilma (PT)… Se fosse para informar que são a favor, a história seria outra.

Incra

Petistas de carteirinha comemoram a indicação do novo superintendente regional do Incra, afirmando que ele veio da “base”. Mas, um petista da ala mais crítica do partido questiona: “Vir da base significa ser da base”? Estamos aguardando para saber.

Reforma agrária

O que Márcio Alecio precisa priorizar é concentrar energia na assistência técnica. Esse é o gargalo do Incra. Parece que a tese de doutoramento de Alecio tem se destacado justamente nessa questão. O Incra é um dos órgãos oficiais que passa por uma crise de concepção: a reforma agrária (nos moldes do que era defendido nos anos 70 e 80) ainda é necessária? Qual é a atual reforma agrária necessária para o país? O que ela exige da instituição e do assentado?

Reforma Agrária II

Alecio, é claro, sabe dessa mudança por que passa o Incra. É um intelectual orgânico na instituição, além de ser filho de assentados do Incra: nasceu e cresceu na rotina dos agricultores. É também um servidor concursado do órgão. O que isso trará de mudanças efetivas só o tempo dirá.

Pula pula

Começou o troca-troca. O histórico tucano, senador Álvaro Dias (PR), já anunciou que deixará o PSDB. Seu destino provável é o PV de Shirley Torres. Nos corredores do Congresso Nacional comenta-se a criação de um grupo não alinhado, distante ideologicamente do PT e seus satélites, mas, também fora do bloco da oposição “golpista”. Quase chega a ser um consenso que a oposição capitaneada pela dupla Temer/Cunha exagerou na dose.

Fidelidade

Mas, o PT também não voa em céu de brigadeiro. A rigor, eles sabem que o único partido que está do lado deles para o que der e vier é o PCdoB. O colunista ouviu esse desabafo hoje da boca de um cardeal petista. E olhe que se referia à questão nacional. Porque se for regionalizar, dá pra dizer que o PCdoB é mais PT que o próprio PT.

Imigrantes

O prêmio “Sem Sentido” da semana vai para a Secretaria Estadual de Turismo que catou uns imigrantes senegaleses e haitianos, enfiou tudo dentro de um ônibus e os levou para conhecer os pontos turísticos da Capital. Sem entender nada e demonstrando desgosto com a situação, os imigrantes tiveram que se submeter à agenda. Ninguém explicou para a Setul que os imigrantes querem casa e trabalho e que o Acre não está nos planos deles? Pura perda de tempo e de combustível!

Erro

O deputado Leo Brito (PT) cometeu um erro histórico ao tentar comparar a campanha “Segura a Dilma” com a campanha da legalidade desencadeada por Leonel Brizola. O caudilho gaúcho defendia o presidente João Goulart, que tentava aplicar no Brasil as Reformas de Base, voltadas para igualdade social. A presidente Dilma perdeu o apoio das ruas por priorizar contratos e acordos com os banqueiros estrangeiros.

Erro II

A História é usada de cada forma…! Se o observador não for minimamente atento… Alguém fala alguma bobagem nos corredores do Congresso e o moçoilo repete aqui com ares de erudito. É cada uma!

Fora Dilma

O Fora Dilma, movimento pró-impeachment organizado em todo país, foi fraco no Acre. Não teve participação popular. Mas, seja sincero, leitor: já era esperado, não era? Os organizadores do evento merecem respeito porque fizeram história. Há o peso do gesto simbólico: foram poucos, mas não houve silêncio.

Fora Dilma II

E tem mais: não haver volume grande de pessoas não significa que todos os que ficaram em casa concordam com o espatifado em que se encontra a política nacional.

Fica Dilma

Agora, vê-se com antecedência: o PT e o governo vão lotar as ruas na quarta-feira. É uma imagem já calejada, embalada pelo peso do contracheque.

 

Foto de ilustração: Agência de Notícias do Acre

Sugestões, críticas e informações: quentinhasdaredacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *