E…
Finalmente, aconteceu a agenda do ministro da Indústria, Comércio Exterior, Marcos Pereira. O que de concreto se anunciou? O Plano Nacional de Cultura Exportadora? O Brasil Mais Competitivo?
Sintonia
Brasília precisa, urgentemente, entrar em sintonia com a realidade. O Índice de Atividade Econômica, calculado pelo Banco Central registrou mais uma queda. Desta vez de 0,53%. Esse índice é uma espécie de termômetro do PIB, que deve vir com retração.
Padre Nosso…
Empresário é bicho que sabe ganhar dinheiro. Se a possibilidade de venda está em Porto Walter ou em Toronto, ele corre atrás. O Governo não pode é atrapalhar. Ou fingir que está anunciando novidades sem, de fato, ter nada inédito a mostrar.
Diplomacia de elefante
No encontro com o ministro Marco Pereira realziado na Fieac, o governador Tião Viana atuou de uma maneira pouco elegante, para dizer o mínimo. Ele não foi ao auditório e manteve encontro reservado com o ministro e com o presidente da Fieac. Que o governador tenha restrições ao governo Temer por razões políticas vá lá, é razoável. Mas, evitar agenda pública para demonstrar “fidelidade a Dilma” ou coisa que o valha é de uma indelicadeza abusurda. Houve um tempo em que ministro de Estado era melhor tratado aqui no Acre. E, note bem o leitor: o representante de um setor da economia em que o Acre ainda está no século XIX.
Tá pegando
Recuperação judicial, agronegócio, participação estrangeira nas empresas e sociedades por ações são alguns temas previstos no projeto de lei do Novo Código Comercial Brasileiro. O documento tem 119 páginas e está gerando muita polêmica. O PL está desde 2011 no Congresso. Só este ano, a votação em comissão especial já foi adiada várias vezes. “E o bicho tá pegando”, garante uma fonte da coluna no Ministério da Fazenda que acompanha os debates.
Imagens
Há imagens que falam por si. Em tempo de campanha aparece de tudo… mas o vídeo em que o deputado Wherles Rocha (PSDB) aparece em um polo madeireiro de Tarauacá totalmente abandonado, com maquinário se estragando, transforma qualquer retórica oficial em pó, em nada.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com