Fedeu
Sem terras expulsos da fazenda Brhama ameaçam mostrar provas de compra de votos no MPF. Eles prometem levar todas as gravações de promessas de assentá-los em troca dos votos que garantiram a eleição do atual governador. De novo? Será que em todo o mandato teremos que nos deparar com essas denúncias. Será que nem o eleitor nem o candidato aprendem?
Fim dos terceirizados
O Governo do Estado decidiu pôr fim à farra da contratação de terceirizados. A decisão foi tomada depois que a empresa Teixeira “faliu” e o empresário deu um calote nos 3 mil funcionários. O Governo do Estado vai ter que arcar com o pagamento dos funcionários do “Sr. Foragido”. Perceberam que o barato sai caro.
Fim dos terceirizados II
Nas delegacias de polícia, não há mais nenhum terceirizado. Todos os procedimentos agora são feitos por policiais. Por isso, os policiais que estão na academia estão sendo aguardados com ansiedade.
Secret
Reuniões secretas dentro do prédio da Assembleia Legislativa do Estado, não são novidades. O segredo também não. Mesmo porque em questão de horas é tornado público. Mas, a de hoje envolveu apenas duas pessoas. O deputado Eber Machado e o presidente regional do PSDC. Elogios ao Executivo é que não foi a pauta…
Crise
A crise econômica está transformando a vida das pessoas no Estado. Os mais dramáticos alertam que o Governo do Estado não terá dinheiro para pagar o 13º salário do funcionalismo público. Outros afirmam que o atraso no pagamento dos salários é questão de dias. Certo é que o repasse da Assembleia Legislativa que, desde o governo Jorge Viana não atrasava, este mês, atrasou. Foi preciso o presidente Ney Amorim ir em busca do “ouro”, para que o pagamento fosse efetuado.
Cratera
Que a pista do Aeroporto de Rio Branco não serve de referência para nenhum outro é fato. Mas, chegar ao ponto de deixar abrir uma cratera no meio da pista, já é demais. Estão brincando com vidas! Depois quando dizem que o Acre é um estado “de manga”, ainda tem quem fique brabo!
#partiuacre
E, se a melhor pista de pouso e decolagem do Acre tem uma cratera, como fica a campanha #partiuacre? É uma pergunta, apenas.
Apagão de Conhecimento
O debate sobre a PEC-395, que trata da regulamentação da produção de tecnologia demandada por empresas privadas em universidades públicas, está sendo muito mal conduzido (mas, muito mesmo).
Privatização
Na prática, o processo tende a privatizar as universidades públicas? É uma leitura possível, sim, na medida em que as pós-graduações (sobretudo de faculdades da área de Exatas, com destaque para engenharia) vão praticamente formar mão de obra para atender interesses comerciais.
Privatização II
Esse é o papel da universidade? E o produto resultado da pesquisa que gerou uma técnica; que gerou um protótipo; que gerou um produto… a quem pertence a patente? À empresa? À universidade? Ao pesquisador?
E.U.A
O modelo norte-americano de Ensino Superior já resolveu essas questões há algum tempo, mais precisamente em meados dos anos 70. Não se está querendo insinuar que esse é o modelo “correto”. É apenas um modelo, fundamentado na participação do capital privado ditando normas e “demandas” em todos os sentidos e níveis.
Cópia
O Brasil, a partir da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, iniciou essa aproximação entre universidades e empresas. Não é à toa que parte dos docentes das instituições federais brasileiras considera FHC um representante legítimo do modelo neoliberal.
Relações
Tudo tem como ponto de partida as respostas às perguntas: “Qual é o papel da universidade? Qual a relação adequada entre cidadão/universidade/empresa/economia/crescimento/desenvolvimento?
Paradoxo
Paradoxalmente, alguns dos exemplos onde a relação entre empresas e universidades (sobretudo nas áreas de Engenharias Aeronáutica, Química, Mecânica, Civil e também na Física) é bem sucedida: ITA, Unicamp, USP.
Debate
O deputado Sibá Machado (PT/AC) já disse que está disposto a participar de debates na Ufac que tratam do tema. Uma boa oportunidade para que alunos e docentes possam discutir um assunto que pode estar no ordem do dia para milhares de acadêmicos de todo país.
Foto de ilustração: AC24horas