Chutou o…
Tião Bocalom (DEM), que acreditou na promessa de Antônia Lúcia (PR) de apoio à candidatura dele à Prefeitura de Rio Branco, foi convocado para uma reunião com ela. No encontro, a missionária sugeriu que ele se candidate a vereador. Bocalom ficou com tanta raiva por ter sido enganado que mandou “tomar no…”. O rompante do pré-candidato causou surpresa porque todos no meio político, conhecem a aversão dele a palavrões.
… pau da barraca
Bocalom fez o que muitas lideranças da oposição têm vontade de fazer. Fonte da coluna revelou que eles todos lutam para unir a oposição, aí chega a Antônia Lúcia e espatifa tudo. Ela não está nem um pouco preocupada com nada que não seja a própria ascensão política.
Acordos
Comentários nos bastidores políticos estranham a aproximação de Antônia Lúcia com o deputado federal Wherles Rocha (PSDB). Dizem que ele será mais um a cair no canto da sereia. A promessa é uma dobradinha para 2018, com Antônia Lúcia para o governo com Rocha para o Senado. Por conta dessa arrumação, ela cassou o vice de Catalão em Senador Guiomard.
Acordos II
Enquanto isso o PP declarou apoio aos candidatos às prefeituras de Rio Branco (Eliane Sinhasique), e Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, candidato do prefeito Wagner Sales. E, onde o PP vai, o PTB vai à reboque. rs
Desacordos
A missionária rege com mão de ferro, a orquestra de nanicos, sob a batuta dela. Perguntado recentemente se iria aderir a uma determinada candidatura, o Bispo José, presidente do PSC, respondeu que não podia responder porque não tinha sido “autorizado” por Antônia Lúcia. Por conta de atitudes como essa, o médico Carlos Beirute está se desfiliando do PR, hoje.
Dúvida
No evento de oficialização do apoio do PP à candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) à prefeitura da Capital, todos os discursos tinham endereço certo: os outros partidos de oposição que ainda não aderiram à aliança. O deputado Gehlen Diniz foi além e disse que aquela é a verdadeira oposição. E que existe uma candidatura de oposição que é bancada pelo governo. Xiii.
Briga de doido
Briga feia pela coordenação da bancada federal do Acre. O senador Jorge Viana (PT) tenta emplacar o deputado federal Alan Rick (PRB) na função, mas, o senador Gladson Cameli (PP) que publicamente diz que não quer assumir essa função, no reservado, afirma “Não abro mão para ninguém”.
Narcisa
E a ex-deputada Antônia Lúcia, de acordo com a análise de lideranças de oposição, tem um jeito de fazer política semelhante ao do senador Gladson Cameli, só que com menos polidez. Contam que dias atrás, um assessor dela convocou o senador Sérgio Petecão e o ex-deputado Osmir Lima. Quando a missionária encontrou os dois no recinto perguntou bruscamente: “O que vocês estão fazendo aqui? Eu não chamei vocês”. Se faz isso com um senador…
Pelo beiço
O PSD e o DEM (que ainda relutam em apoiar Eliane Sinhasique) vão acabar fazendo. Apesar das lideranças dos dois partidos acharem que o melhor candidato seria Tião Bocalom, a pesquisa que aponta mais de 40% de rejeição para ele, está provocando desânimo. Para eles, apesar do preparo, conseguiram colar em Bocalom a etiqueta “Não Ganha”. Isso leva à rejeição da população.
Incra
Briga feia também no Incra. O atual ocupante da superintendência, Marcio Alécio, articula para ficar onde está e esperneia ao seu modo. Mas, não tem jeito. O nome a assumir o órgão no Acre já está em Brasília na mesa da presidência nacional do instituto.
Nem se imagina
Socorro Neri, a ex-tucana; a ex-acadêmica que cantava em verso, prosa e WhatsApp drops de críticas ao PT e aos petistas será oficialmente candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Marcus Alexandre. O que ninguém pode imaginar é o “como” isso pode ser possível.
Houve um tempo…
Houve um tempo no PT em que decisões como essas passavam por um cansativo processo de debate interno no partido. Houve um tempo em que a candidatura de um nome a prefeito e a vice-prefeito do partido jamais seria feita em hotel central da cidade.
O caminho e as coisas
Não se trata de saudosismo. E muito menos de opinião. É a desgraçada da História que acaba, pelos fatos, mostrando como os rumos escolhidos podem entortar o caminho por onde as coisas passam.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com