03-04-20 coletiva hsj

Acre recebe 20 leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Hospital Santa Juliana cedeu espaço físico e equipamentos

Vinte leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana foram cedidos oficialmente ao Estado, através do bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertinez, nesta quinta-feira (2).

A ação deve reforçar o enfrentamento à Covid-19, sem custos ao governo. O espaço foi montado por meio de parceria do hospital com o curso de medicina do Centro Universitário Uninorte.

“Dadas as circunstâncias e vendo a necessidade que o Estado tem para atender pacientes da pandemia, oferecemos o nosso melhor espaço, que é a nova UTI”, disse Pertiñez.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) será responsável por coordenar o processo de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Santa Juliana. “O termo de cessão prevê que o Hospital ceda o espaço físico e os equipamentos. Caberá ao Estado fornecer os insumos e as equipes de profissionais”, explicou secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Desde o anúncio do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, o governo do Acre manteve contato com o Ministério da Saúde para alinhar os planos de ação que deveriam ser colocados em prática durante a propagação do vírus.

Outra medida preventiva para garantir o aumento de assistência da saúde, está a estruturação de 10 leitos de UTI no 5º andar do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Com isso, o Acre vai dispor de 48 leitos de UTI para casos de Covid-19. Oito deles disponíveis no Hospital do Juruá.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*