Ainda faltam ser analisados 485 notificações da doença na capital
Por: Adailson Oliveira
Durante todo o ano passado Rio Branco registou 240 casos de dengue. Nos três primeiros meses deste ano, a capital já tem 133 casos confirmados da doença, sendo que ainda falta analisar 485 notificações.
Devido ao alto número de casos, a prefeitura colocou agentes para realizar ações nos bairros. Na quarta-feira (15), moradores do bairro São Francisco receberam a visita dos agentes, que verificam quintais, caixas d’agua, plantas e todas as embalagens que possam acumular água.
Cerca de 200 profissionais estão trabalhando nessa ação preventiva em busa de eliminar os criadouros para reduzir a proliferação do mosquito, que além da dengue trás os vírus da zika e chikunguya. Os agentes também vão usar o fumacê nos quintais e ruas.
O intuito da prefeitura é evitar uma pandemia de dengue igual a de 2021 na capital, quando diversas pessoas contrairam a doença, superlotando postos de saúde e hospitais. A epidemia veio juntamente com o crescimento de casos de covid-19.
Nos próximos dias será realizado um novo levantamento da infestação do mosquito, com os dados vai ser possível direcionar as equipes para os locais com maior índice de notificações.