Novembro teve menor índice de óbitos por covid-19 no Acre, aponta levantamento

O estado registrou 163 casos e três óbitos neste mês

Por Luanna Lins, para Agazeta.net

Segundo levantamento realizado pelo site Agazeta.net, a partir dos boletins diários divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), com informações do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), foi notificado que o Acre registrou 163 casos de infecção e três óbitos por coronavírus no mês de novembro.

O levantamento também aponta que, em comparação aos demais meses de 2021, novembro teve o menor índice de óbitos por coronavírus. Além disso, o estado recebeu 1.521 notificações de contaminação por covid-19 entre o dia 1º de novembro e o dia 30. Dessas notificações, 1.388 foram descartadas e 69 pessoas receberam alta médica da doença.

De acordo com o Portal da Transparência do Estado do Acre, ao todo, 42.577 doses de imunizantes contra covid-19 foram aplicadas no mês de novembro, e até o fechamento desta matéria, o Acre já contabiliza um total de 421.002 pessoas imunizadas e 1.001.684 doses aplicadas, que se dividem entre 1ª, 2ª, e dose de reforço.

Nível de risco

Segundo a classificação de nível de risco do Pacto Acre Sem Covid, do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, todas as regionais do estado classificam-se em Nível de Cuidado (bandeira verde), sendo mantidas todas as medidas referentes à bandeira, como o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais com lotação de 80% da capacidade de público.

Mesmo com as regionais em Nível de Cuidado, observou-se um aumento importante no indicador de Notificações por Síndrome Gripal no Estado do Acre, motivo pelo qual o Comitê recomenda fortemente a manutenção das medidas sanitárias já implementadas até o momento e propagadas pelas autoridades de saúde, a fim de manter o cenário epidemiológico estável.

Comprovante de vacinação obrigatório

Foi publicado na segunda-feira, 29, no Diário Oficial do Estado (DOE), um decreto que prevê a apresentação obrigatória do comprovante de vacinação contra a covid-19 para ter acesso a repartições públicas e eventos com mais de 100 pessoas no Acre. Conforme a publicação, pessoas acima de 12 anos só podem participar de atividades como shows, eventos e atividades culturais se estiverem imunizadas. A exigência do comprovante de vacinação não dispensa as outras medidas de protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

Deixe uma resposta