Primeiro dia de vacinação em crianças tem baixa procura na capital

Apenas 150 doses foram administradas nas cinco unidades de saúde escolhidas

Luanna Lins para Agazeta.net

A vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos iniciou nesta segunda-feira, 17, no Acre. O primeiro lote das vacinas, com 7,2 mil doses da Pfizer, chegou ao estado na noite da última quinta-feira, 13. Já o segundo lote, também com 7,2 mil doses, chegou nesta segunda-feira, e foi distribuído aos municípios acreanos. No momento, a capital oferta às crianças de 11 anos, e conforme a chegada de mais lotes, a idade vai sendo reduzida.

Ao todo, 121 mil crianças, no Acre, estão aptas a receberem as doses do imunizante. Em Rio Branco são 49 mil crianças aptas, um alto número comparado à quantidade de doses recebidas pelo Ministério da Saúde. No entanto, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, apenas 150 doses foram administradas no primeiro dia de vacinação pediátrica, em todas as cinco Unidades de Saúde da Família (USF) escolhidas pela prefeitura.

“Os pais precisam levar seus filhos para se imunizarem. A vacina já foi testada, estudada, e é comprovadamente eficaz contra a doença. Acredito que a procura não foi como esperávamos porque os responsáveis ainda não sabem quais unidades estão ofertando as doses. Procurem se informar e não deixem de levar suas crianças, pois os casos estão aumentando”, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins.

Vacinação em crianças na capital

As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal no momento da vacinação, pois é necessário assinar um Termo de Autorização. As crianças que possuem comorbidades devem apresentar a prescrição médica para vacinação.

A vacina contra a covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo entre as vacinas de rotina e contra a covid é de 15 dias. A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.

A vacina não será disponibilizada nas Uraps, apenas em unidades de saúde diferentes. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Pontos de vacinação:

  • USF Dr. Mario Maia – bairro Cidade Nova;
  • USF Cadeia Velha – próximo ao Terminal Urbano;
  • USF Gentil Perdomo da Rocha – Conjunto Esperança;
  • USF Vitória – bairro Vitória;
  • USF Manoel Alves Bezerra – Cidade do Povo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*