25-04-20 capacitacao ps

Profissionais recebem capacitação para tratar pessoas com Covid-19

Técnica pode reduzir tempo de internação dos pacientes

Profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 participaram de uma capacitação, nesta sexta-feira (24), no Pronto Socorro de Rio Branco, unidade de referência no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O treinamento voluntário foi realizado por uma equipe de médicos e fisioterapeutas do Instituto Transire, empresa ligada ao grupo Samel, de Manaus, no Amazonas. Eles apresentaram uma técnica que pode diminuir o tempo de internação dos pacientes.

A técnica utiliza a Cápsula Vanessa, equipamento para ventilação, não invasivo, que pode ser manuseado e higienizado com facilidade. O equipamento é formado por canos de PVC e revestido por película de vinil.

Os profissionais doaram 200 cápsulas Vanessa e três respiradores ao Estado. “Eles vieram demonstrar aos nossos profissionais e estão doando esses equipamentos para que possamos desenvolver esse trabalho aqui. O objetivo é utilizar esse método com os pacientes semicríticos e fazer com que o tempo de internação seja reduzido”, declarou o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

O presidente do grupo Samel, Luiz Alberto Nicolau, comentou sobre a capacitação realizada e os resultados práticos em duas pacientes internadas com Covid-19. “Com os profissionais, fizemos o treinamento teórico e realizamos a prática. Duas pacientes provavelmente seriam entubadas e, graças às técnicas empregadas, conseguimos sair de lá com as duas saturando 100%”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*