Rio Branco amplia quarta dose de vacina contra covid-19 para pessoas a partir de 30 anos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, decisão passa a valer a partir desta terça-feira, 5 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco ampliou o público para a segunda dose da vacinação de reforço contra a covid-19 para 30 anos e profissionais de saúde na manhã desta terça-feira (05).

A decisão levou em conta que “existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 e, consequentemente, maior risco de complicações da doença com o passar do tempo, frente a isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no município para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis, logo precisa ser garantido a proteção de forma efetiva”.

Dessa forma, Rio Branco inicia já nesta terça-feira a vacinação da 4ª dose, também chamada de 2º reforço, em pessoas a partir de 30 anos e profissionais de saúde. Aplicação de uma dose de reforço da vacina covid-19 para todas as pessoas a partir de 30 anos de idade deve ocorrer com intervalo mínimo de quatro meses após o primeiro reforço (terceira dose).

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser da plataforma de vetor viral (AstraZeneca ou Janssen); as plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a finalidade descrita neste documento.

Além disso, foi definido que a nomenclatura a ser utilizada para fins de registro no sistema de informação deverá ser segunda dose de reforço (R2). Para receber o segundo reforço, é necessário estar com o primeiro reforço em dia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*