Saiba quando tomar cada dose da vacina contra a covid-19

A vacina da influenza também é ofertada à toda população acima de seis meses de idade

Luanna Lins para Agazeta.net

A imunização contra o coronavírus, em Rio Branco, continua sendo ampliada, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao esquema vacinal. Alguns tomaram apenas a primeira dose, muitos tomaram as duas e agora aguardam a dose de reforço. Se você ainda não está com as vacinas atualizadas, saiba como e onde procurar.

Locais e horários

Os locais de vacinação são atualizados diariamente e podem ser encontrados no site ou Instagram da Prefeitura de Rio Branco. O atendimento nas Uraps é realizado das 8h às 16h, com exceção da Urap Vila Ivonete, que durante este mês atende até às 22h. 

Pfizer (BioNTech)

Primeira dose: a primeira dose pode ser aplicada em toda a população acima de 12 anos.

Segunda dose: quem tomou a primeira dose da Pfizer, deve tomar a segunda após 21 dias.

Dose de Reforço: para todos acima de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses.

Documentação: carteira de vacinação comprovando a primeira e segunda dose (no caso da dose de reforço), documento com foto e CPF ou cartão do SUS. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

AstraZeneca/Oxford (Fiocruz)

Primeira dose: a primeira dose da vacina AstraZeneca não é mais ofertada na capital.

Segunda dose: quem tomou a primeira dose da AstraZeneca deve tomar a segunda após 60 dias (dois meses). 

Dose de Reforço: para todos acima de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses.

Documentação: carteira de vacinação comprovando a primeira e segunda dose (no caso da dose de reforço), documento com foto e CPF ou cartão do SUS. 

Janssen (Johnson & Johnson)

Primeira dose: a primeira dose da vacina Janssen não é mais ofertada na capital.

Dose de reforço: pessoas que receberam a dose única da Janssen e têm 18 anos ou mais também podem receber uma dose de reforço pelo menos 60 dias (2 meses) após a primeira vacina, com exceção das gestantes e puérperas.

Documentação: carteira de vacinação comprovando a primeira dose, documento com foto e CPF ou cartão do SUS. 

CoronaVac (Butantan)

Primeira dose: a primeira dose da vacina Janssen não é mais ofertada na capital.

Segunda dose: quem tomou a primeira dose da CoronaVac deve receber a segunda após 21 dias.

Dose de reforço: para todos acima de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses.

Documentação: carteira de vacinação comprovando a primeira e segunda dose (no caso da dose de reforço), documento com foto e CPF ou cartão do SUS. 

Influenza

Com o avanço da gripe no país, os municípios alertam sobre um possível surto da doença, que deve ser prevenida, principalmente, com a vacinação. Em Rio Branco, as vacinas estão disponíveis não só nas Uraps, mas também nas Unidades de Saúde da Família, que ficam nos bairros mais distantes do Centro. 

A melhor forma de evitar contrair a gripe é por meio da vacinação. A vacina contra a Influenza previne três tipos, principalmente a H1N1. Qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode se vacinar, basta levar a carteirinha do SUS ou CPF.

O caso de Síndrome Gripal é caracterizado por um quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças, além destes sintomas, está presente a obstrução nasal. Em idosos, devem ser considerados também confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e ausência de apetite.

Deixe uma resposta