Sesacre abre mais dez leitos de UTI covid-19 em Rio Branco

A enfermaria conta com 40 leitos em funcionamento

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que há 20 leitos de UTI covid-19 disponíveis em Rio Branco, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC). A capital contava com apenas dez, e nesta sexta-feira, 28, outros dez foram abertos à população. Já a enfermaria conta com 40 leitos em funcionamento.

No Juruá estão disponíveis dez leitos de UTI covid-19 e dez leitos de enfermaria. Já em Brasileia, apenas três leitos de enfermaria estão abertos. A previsão é que mais dez sejam disponibilizados, além de cinco semi-intensivos, ainda sem data definida.

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na quarta-feira, 26, uma nota técnica sobre o cenário da pandemia no país, tendo como foco os indicadores de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a publicação, Rio Branco é uma das nove capitais que estão na zona de alerta crítico, com 80% de ocupação.

Já com relação ao Acre, o estado mantém-se fora da zona de alerta, mas registrou uma piora nas taxas em meio ao aumento de casos de covid-19. As ocupações passaram de 25% para 45%. Das 27 Unidades Federativas (UF), seis estados e o Distrito Federal estão na zona de alerta crítico, 12 estão na zona de alerta intermediário e oito estão fora da zona de alerta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*