Sesacre confirma 16 casos de covid-19 no primeiro dia em testagem rápida na OCA

O prazo para realização dos testes será até essa sexta-feira, a partir das 8 horas até 12:00

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou nesta quarta-feira (5) o primeiro dia do teste rápido de antígeno que detecta a proteína do novo coronavírus. Com isso, foram realizados 194 testes e 16 testaram positivo, com sintomas leves. O que representa uma taxa de 8,92% de positividade.

Ocorreu também a vacinação contra a covid-19, e foram aplicadas 97 doses de imunizantes. Vale lembrar que a pessoa vacinada há mais de quatros meses já pode tomar a terceira dose.

Para quem tiver interesse em fazer a testagem, o local em que está sendo realizando é na Organização em Centros de Atendimento (OCA) localizada na rua Quintino Bocaiuva, 299 no Centro da cidade de Rio Branco. Além disso, o prazo para ir ao local será até essa sexta-feira (07), a partir das 8 horas até 12 horas.

Saiba mais

O teste de antígeno funciona assim: a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal ou nasofaríngeo, o exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste é mais prático, pois não necessita de um laboratório para ser processado, é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C.

Para as pessoas que tiverem o resultado positivo para a covid-19 serão orientadas a seguirem os cuidados médicos, as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras, isolamento e procurar uma unidade de saúde. O plano recomenda ainda que seja feito o rastreamento e monitoramento dos seus contatos.

(Com informações adicionais da Agência de Notícias do Acre)

Deixe uma resposta