Vacina para crianças: Acre recebe primeiro lote com 7,2 mil doses pediátricas da Pfizer

A vacinação para esse público de 5 a 11 anos iniciará nesta segunda-feira

O Acre recebeu o primeiro lote de vacina contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos na noite desta sexta-feira (14). Nessa primeira remessa, o estado recebeu 7,2 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer, específico para a imunização infantil, para distribuição aos 18 municípios acreanos.

A imunização iniciará  nesta segunda-feira (17), quanto as faixas etárias e público da vacinação serão definidos pelos próprios municípios, que têm autonomia para traçar as diretrizes da campanha.

“Nossa equipe se desdobrou por toda a madrugada para organizar a redistribuição aos 18 municípios do estado. As entregas nas cidades que recebem as vacinas por via aérea vão ser realizadas na segunda-feira por conta da disponibilidade de voos. Estamos nos próximos dias com essa grande novidade, a vacina pediátrica, que será o início da vacinação das nossas crianças para conseguirmos controlar a pandemia”, afirma Renata Quiles, gerente do PNI estadual.

De início serão duas doses com um intervalo de oito semanas. O Ministério da Saúde recomenda que apresente uma prescrição médica, mas no Acre não irá aceitar essa recomendação, dessa forma qualquer criança de 5 a 11 anos de idade pode receber a imunização.

Para as crianças que possuem comorbidade, será necessário apresentar um laudo médico, e assim comprovar tal afirmação.

Portanto, para os pais ou  responsáveis que desejam vacinar as crianças, a imunização será disponibilizada em cinco Unidades de Saúde da Família (USF). Confira:

  • USFMário Maia – bairro 15;
  • USF Cadeia Velha – próximo a 4° ponte
  • USF Vitória – regional do São Francisco
  • USF Gentil Perdomo – conjunto Esperança;
  • USF Cidade do Povo.

Informações de Márcio Souza para TV Gazeta, e dados adicionais da Agencia de Notícia do Estado do Acre. 

Deixe uma resposta