O prefeito Marcus Alexandre apresentou nesta segunda-feira, 30, o Plano de Contingência Operacional de Enchente 2014. O lançamento ocorreu no auditório da Prefeitura de Rio Branco com a presença de autoridades civis e militares ligadas aos sistemas estadual e municipal de Defesa Civil. O detalhamento do plano foi feito pelo tenente-coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil.
O prefeito frisou a importância da parceria com o governador Tião Viana e com o Exército Brasileiro no enfrentamento aos desastres naturais na capital do Acre. Os comandantes da Polícia Militar, José Anastácio, e do Corpo de Bombeiros, Alberto Flores, representaram o Governo do Estado.
Em sua exposição, George Santos lembrou que, conforme citado no plano, todos os anos o município de Rio Branco é atingido pelo fenômeno das enchentes, em maior ou menor intensidade. O plano reúne e atualiza as experiências da Prefeitura de Rio Branco no enfrentamento às enchentes desde 2006. As ações são discutidas com todos os parceiros, principalmente os mais próximos, como o a Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, definindo as atribuições de cada no momento em que as águas do rio Acre, que corta a cidade, ainda estão baixas. Quando o rio ultrapassa a cota de 12 metros, a Defesa Civil inicia, através da Secretaria de Obras do município, a instalação de abrigos no parque de exposições da Expoacre, para onde são levadas as famílias que tem suas casas tomadas pela água. A partir daí deflagra-se uma grande operação para minimizar os impactos do fenômeno na vida das pessoas e das instituições.
A cota de alerta do rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordamento, 14 metros. “Esperamos que o pior não aconteça. Se acontecer, temos de estar prontos”, disse o prefeito Marcus Alexandre. Na tarde desta segunda-feira, o rio Acre marcou 7,90 metros.