Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020
Você está aqui: Home Polícia Sejusp aponta redução no número de mortes violentas

Polícia

Sejusp aponta redução no número de mortes violentas

Queda de 26% em 2019 em relação ao mesmo período de 2018

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou, nesta sexta-feira (13), um balanço das mortes violentas em 2019.

De janeiro até o dia 13 de dezembro desse ano foram registradas 280 mortes em todo estado. Em 2018 nesse mesmo período haviam ocorrido 379 homicídios. Redução de 99 mortes, ou, queda de 26% no período.

Se levarmos em consideração apenas o mês de dezembro, até esta data foram 10 mortes contra 11 em 2018.

Para o secretário adjunto da pasta, Ricardo Brandão, algumas ações implantadas pela segurança pública surtiram resultado. “A primeira mudança foi o fortalecimento da integração entre as polícias Militar e Civil. O inicio da retomada da gestão por resultados. Outro aspecto também muito positivo foram as intervenções dentro do sistema prisional, que possibilitou a retomada do controle dentro das unidades. O terceiro aspecto é a parceria com a União , através do Senasp, Ceop, a própria Polícia Federal.”

A própria Sejusp reconhece que o combate aos chamados crimes contra o patrimônio se tornou o grande desafio das Forças Policiais para o ano de 2020.

“Os crimes contra o patrimônio eles têm sido um desafio, porque a medida que o sistema de segurança fortalece o controle das fronteiras, reduz o acesso de drogas circulante na capital, a gente percebe que a s organizações criminosas, os criminosos de forma isolada, buscam de alguma forma se capitalizar. E uma das formas que eles têm utilizado é com a pratica de roubos e furtos”, explica Brandão.

Para evitar que esse tipo de crime amente, o secretário adjunto disse o que o Estado pode fazer, “a Secretaria de Segurança, bem como o conjunto das forças, têm adotado algumas medidas, uma delas é a fiscalização dos ambientes que comercializam os produtos de roubo e furto”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado