Sexta-Feira, 10 de Abril de 2020
Você está aqui: Home Polícia Acre possui a maior população carcerária do Brasil

Polícia

Acre possui a maior população carcerária do Brasil

Estado tem 972 presos a cada 100 mil habitantes

Um levantamento realizado pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen) mostra que o Acre possui a maior população carcerária do Brasil, com 927 presos a cada 100 mil habitantes, bem acima da média nacional que é de 338 detentos. O estado do Mato Grosso aparece em segundo no ranking, com 591 e Rondônia em terceiro, com 588.

O que chama atenção nesses números é que os três primeiros estados do ranking fazem fronteira com países produtores de cocaína, como Peru e a Bolívia. De acordo com o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar, o fato do estado está situado numa região de fronteira é apenas um dos fatores para esse crescimento.

“As polícias, o Ministério público e o judiciário vêm cumprindo o seu papel de punir aqueles que cometem crimes, então é a soma desses fatores, a fragilidade das nossas fronteiras, somada aos baixos indicadores econômicos e sociais e a alta capacidade de repressão que integram o sistema de justiça criminal, contribuem exatamente para essa elevação excessiva da população carcerária,” explica o secretário.

Outro problema enfrentado pelo Instituto de Administração Penitenciária é o baixo efetivo de policiais penais.Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o Acre possui uma população carcerária de cerca de 8mil e 500 detentos para um contingente de apenas 1200 policiais penais.

Mesmo assim, o secretário acredita que o problema estaria no atual modelo de penitenciárias, que precisa passar por uma completa modernização. “Nós precisamos modernizar o sistema e já estamos fazendo os esforços nesse sentido, no sentido de automatizar algumas das rotinas em parceria com o judiciário e o Depen. E precisamos também da construção de outros presídios, uma casa de detenção provisória”.

Ainda da pesquisa

Quando esses dados são comparados com a média mundial, o Acre também lidera.
Os três países com maior população de detentos são: EUA 665; El Salvador 590 e Turcomenistão 552.

A situação se estende ao número de menores em conflito com a lei. O estado é disparado o líder de socioeducantos, com uma taxa de 72 para cada 100 mil habitantes. Nove vezes maior que a média nacional.

Prevenção

Para evitar que o problema continue crescendo no estado, o Governo criou o projeto “Acre pela Vida”. Um piloto do programa já foi estabelecido em uma região do estado que tem um elevado número de pessoas integrando os sistemas prisionais.

“O programa tem um viés quase que integral, preventivo e atua em dois níveis de prevenção: o primário, que se dá ao alcance familiar, principalmente através da assistência social e da educação; e o terciário que é destinado à ressocialização de egressos do sistema penitenciário e socioeducativo”, explicou Paulo Cézar.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado