Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021
Você está aqui: Home Polícia Segurança define estratégia para atuação no segundo turno

Polícia

Segurança define estratégia para atuação no segundo turno

Eleições acontecem no próximo domingo (29)

Representantes de todos os órgãos de segurança pública e da Justiça Eleitoral definiram a estratégia para atuação das forças de segurança do estado e federal, para a eleição de segundo turno em Rio Branco, que acontece no próximo domingo (29).

Na manhã desta quarta feira (25), reunidos na sede da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), definiram o emprego e atuação das polícias nas zonas rural e urbana da capital do Acre. Com 256.672 eleitores aptos ao voto, o trabalho da Segurança Pública será novamente fundamental para garantir que o pleito aconteça de forma tranquila, como registrado no 1º turno.

Na votação do último dia 15 foram registradas em todo estado 153 ocorrências, nenhuma considerada de natureza grave. O subsecretário da Sejusp, Maurício Pinheiro, disse que a proposta é aplicar a mesma estratégia do 1º turno, que garantiu uma das votações mais tranquilas da história da eleições no Acre.
“Tivemos uma votação muito tranquila. O trabalho integrado das forças funcionou muito bem. Registramos uma eleição sem qualquer gravidade e nossa expectativa é que no domingo possamos ter um pleito semelhante”, acredita.

Pinheiro informou também que a central de recebimento de denúncias e monitoramento vai funcionar outra vez no Centro Integrado de Comando e Controle, o CICC, onde representantes de todas as forças de segurança e da Justiça Eleitoral estarão de plantão durante todo o domingo. Todas as solicitações e denúncias serão recebidas neste centro e despachadas paras as equipes que estiveram mais próximas do local da ocorrência.

A Polícia Federal, como ocorre em toda eleição, ficará responsável por registrar as ocorrências e lavrar eventuais flagrantes de crimes eleitorais. O delegado Pedro Ivo disse que todo efetivo que atuou no interior no 1º turno vai ser deslocado para a capital, aumentando a atuação da PF.
“Vamos colocar nas ruas um efetivo maior que o aplicado no primeiro turno aqui na capital. Esse trabalho integrado mostrou que a interação entre as forças (de segurança) proporcionou um resultado maravilhoso”, destaca.

Drones e mais efetivo

A Policia Federal anunciou que vai usar mais drones para fiscalização no entorno das seções eleitorais para coibir a prática de crimes eleitorais na véspera e no dia da eleição. O uso desse equipamento inibiu a ação de cabos eleitorais e aumentou a segurança dos eleitores no dia da votação evitando a boca de urna.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado