Sábado, 28 de Março de 2020
Você está aqui: Home Política Ministério da Saúde confirma 1° caso de coronavírus no Brasil

Política

Ministério da Saúde confirma 1° caso de coronavírus no Brasil

Ministro concede entrevista coletiva sobre o assunto

O Ministério da Saúde confirmou, hoje (26), o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19) durante coletiva a imprensa veiculada ao vivo no site do MS. No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

As medidas de segurança serão mantidos. Segundo o ministro, as pessoas que estavam no mesmo vôo que o paciente que apresentou a doença e estavam em poltronas próximas a ele. Serão contactados e informados como proceder, “caso sinta algo a pessoa deve informar uma unidade de saúde. Não haverá quarentena.”

O Ministro disse ainda, que além dos passageiros que estavam no vôo do paciente, 30 pessoas da família do homem, que tiveram contato com ele, são monitoradas.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado