Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020
Você está aqui: Home Política Prefeitura realiza ação itinerante para vacinação contra gripe

Política

Prefeitura realiza ação itinerante para vacinação contra gripe

020720-vacinacao-gripe-prefeitura-prorrogadaPrazo para se vacinar foi prorrogado até 20 de julho

Com o objetivo de garantir a maior cobertura vacinal possível contra gripe na população de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prorrogou o prazo da campanha para o dia 20 de julho e está realizando a vacinação de forma itinerante nos bairros onde os índices ficaram mais baixos.

A insistência da equipe de saúde para que a população se vacine contra influenza (gripe), nesse momento de pandemia, deve-se ao fato de que, apesar de não ter eficácia contra o novo coronavírus, a vacina auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

"A campanha já foi prorrogada algumas vezes e foi necessária mais essa prorrogação tendo em vista a baixa cobertura na terceira fase, principalmente entre crianças e gestantes. Por isso também estamos com essa ação itinerante nos bairros onde a cobertura está mais baixa", disse a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins.

Na ação itinerante, os agentes comunitários de saúde (ACSs) vão de casa em casa sensibilizar as pessoas para que se dirijam até a unidade de saúde para receber a vacina. "Estamos fazendo uma ação buscativa para oportunizar que as pessoas dos grupos prioritários tomem a vacina, que aproveitem esses últimos dias, principalmente crianças. Depois disso, iremos abrir para toda a população", informou ela.

De acordo com os dados da Semsa, de 83.512 mil pessoas que fazem parte dos públicos-prioritários, apenas 59,84% recebeu a vacina. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

020720-vacinacao-gripe-foto-do-meio

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, porém, até o momento, foram vacinadas apenas 23% de 51.227 mil pessoas estimadas nesta terceira fase. Desde o início da ação em 23 de março, 49.973 mil pessoas foram vacinadas, faltando 33.539 mil pessoas que ainda não receberam a vacina.

"Estamos com uma campanha em andamento e é fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que ainda não se vacinaram, procurem os postos de saúde. Então essa é mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases possam receber vacina, que é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza", enfatizou a coordenadora.

A vacinação itinerante que começou pelo bairro Taquari, na Urap Cláudia Vitorino, e pelo Benfica, na UBS Agripina Lindos, tem também o objetivo de atualizar a carteira de vacinação das crianças e segue os seguinte calendário:

- de 03 a 06 de julho, na Urap São Francisco, no bairro Vitória, e na UBS Francisco Caetano da Silva, no bairro Adalberto Aragão.

- de 07 a 08 de julho, na UBS Mário Maia, no bairro Cidade Nova, e na UBS Triângulo Novo, no bairro Belo Jardim.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado