Domingo, 25 de Outubro de 2020
Você está aqui: Home Política Governo decreta Situação de Emergência no abastecimento de água

Política

Governo decreta Situação de Emergência no abastecimento de água

Publicação foi feita no Diário Oficial do Estado

O Governo do Acre publicou na edição desta sexta-feira (18), do Diário Oficial do Estado, declaração de situação de emergência na área onde está localizada a capitação de água da Estação de Tratamento (ETA II), em Rio Branco.

A situação foi declarada em razão do processo de erosão fluvial, e pela iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de desabastecimento do sistema de água.

O nível do rio Acre na capital acreana, que está abaixo da média histórica para o período, atualmente com 1,62m, comprometeu o processo erosivo na encosta do rio, principalmente no local de capitação de água da ETA II.

Esse comprometimento da encosta do rio, aumentou os agravos das estruturas físicas do local, apresentando de fissuras, trincas, rachaduras, desabamento das passarelas de circulação e rompimento da estrutura do extravasor.

Considerando que em meio a pandemia provocada pela Covid-19 e o comprometimento na capitação, consequentemente no tratamento e distribuição de água produzida pela ETA II, acarretará problemas sérios à saúde pública pela falta de água potável.

O problema pode resultar em falta de água potável para 268.721 pessoas, o que representa 65% da população da capital acreana que consome água do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado