O projeto de lei que prevê o orçamento deu entrada na quinta-feira (03) na Câmara
O orçamento de Rio Branco para 2023 será maior quase 48%, saindo de um bilhão e 400 milhões, para 2 bilhões e 100 milhões de reais. A prefeitura informou que esse aumento faz parte da grande arrecadação que foi feita com emendas parlamentares de bancadas e individuais, assim como convênios com o governo federal.
Desses mais de 2 bilhões, 13% serão de arrecadação própria. A área de saúde vai receber a mais 153 milhões de reais em 2023, e para a educação serão 88 milhões de reais. Na agricultura, mais 45 milhões. A secretaria de cuidados com a cidade vai ter mais 20 milhões e meio ambiente um acréscimo de 16 milhões.
Para saneamento, um dos gargalos da prefeitura, o orçamento prevê investimentos de 104 milhões de reais. Para habitação, outra bandeira do prefeito Tião Bocalom, serão 10 milhões de reais, um valor pequeno para quem pretende construir mais de mil casas.
O projeto de lei que prevê o orçamento deu entrada na quinta-feira (03) na Câmara e passará pelas comissões de constituição, justiça e finanças, indo depois para plenário.
Esse ano, cada vereador de Rio Branco vai poder disponibilizar 80 mil reais em emendas individuais. A prefeitura retira do orçamento um milhão e 360 mil para os parlamentares fazerem uma média com entidades.
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta