O receio do fechamento das escolas nasceu após o governo federal extinguir a diretoria de escolas cívico-militar
O Governo do Acre pretende construir mais 10 unidades de escolas cívico-militar . A primeira delas passa a funcionar em menos de três meses no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. As outras serão distribuidas pelo interior do estado.
O Secretário de Educação do estado, Aberson Carvalhoahá diferença entre escolas militares e cívico-militar. Apesar de todas terem o mesmo plano de ensino, o que muda é o corpo de direção. Na militar, são militares de reserva que ficam a frente da unidade. Já nas escolas cívico, há civis e militares na direção.
Como o estado não tem tantos militares na reserva para cuidar das escolas, agora todas serão cívico, mas manterão o mesmo padrão de disciplina. Atualmente, o estado tem 10 escolas com esse padrão. Destas, três são militares.
O receio do fechamento das escolas nasceu após o governo federal extinguir a diretoria de escolas cívico-militar, mas segundo a Secretaria Estadual de Educação não houve nenhuma normativa ou direcionamento sobre o assunto. Por isso, o Governo do Acre vai manter os projetos de construção das instituições.
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta