Através da pressão psicológica e medo de ser trocada por outra bailarina, Nina começa a ter episódios de paranóia
Cisne Negro é um filme de suspense/ terror psicológico, lançado em 2010. O longa nos apresenta a bailarina Nina (Natalie Portman) e sua jornada após conseguir o papel principal na peça “O lago dos Cisnes”. Entre buscar a perfeição para interpretar na peça e viver em um ambiente familiar problemático, Nina desenvolve alucinações que nos fazem questionar sobre o que é real.
Através da pressão psicológica e medo de ser trocada por outra bailarina, Nina começa a ter episódios de paranóia que afetam sua vida por completo. A narrativa é construída entorno da peça clássica e apresenta o quão longe pode ir alguém para literalmente viver por um objetivo diante de tudo que cerca essa pessoa.
Ela vive com a mãe, que a trata como criança e isso é visto desde o próprio quarto da protagonista, que tem um aspecto completamente infantil. Sua mãe é uma ex-bailarina que coloca todas as expectativas em cima da filha, Nina já sendo uma pessoa sobrecarregada com o papel principal e a necessidade de ser perfeita, enfrentando essa pressão vinda da mãe em casa faz com que ela tenha episódios de raiva.
As alucinações da bailarina tem uma conexão com o papel a ser interpretado. Como ela será a Rainha dos Cisne, terá que fazer dois papéis, o cisne branco e o negro. Ela tem a personalidade do cisne branco, possui o ar angelical, leve e interpreta com uma fragilidade como nenhuma outra bailarina. O problema é a transformação para o cisne negro, é daí que parte a necessidade dela de buscar interpretar aquilo que representa loucura, sedução e ousadia, o oposto do que ela é.
Muitas partes do filme apresentam Nina como sendo uma personalidade maléfica em espelhos. Ela se olha mas vê outra pessoa, coloco aqui como aquilo de “gêmea do mal”, dando a entender que essa visão quer matar Nina, durante todo o longa esse processo de paranóia acontece tão forte ao ponto dela se machucar fisicamente e também a outras pessoas.
A fotografia e iluminação utilizadas no filme nos ajudam a compreender a transição da protagonista entre os papéis (que inclusive é magnífica), os episódios psicóticos nos permitem esboçar reações junto com Nina, uma vez que nunca se sabe o que está por vir. O longa termina na apresentação da peça e finaliza nos mostrando o final da luta da bailarina em sua busca pela perfeição.
Deixo aqui alguns trechos do filme, que está disponível na Amazon Prime e Youtube.
“A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si.”
“Eu acabei de seduzir você quando o certo é o contrário.”
“O Cisne Negro roubou seu amor. Só há uma forma de acabar com a dor. Você não teme, está absolutamente resignada.”
“Você provou o gosto do seu sonho. Você o tocou apenas para vê-lo ser destruído.”
Amanda Oliveira é estagiária na Tv Gazeta e estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Acre