Grupos prioritários incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, profissionais da saúde e educação, e crianças
“A vacina é um ato de amor coletivo, pois protege as pessoas e cria uma barreira contra as doenças”, disse Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A mensagem de prevenção serve de alerta para os grupos prioritários, que podem se proteger contra a influenza.
O público alvo pode ir ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Rio Branco, neste dia Dia D de Vacinação, que começou às 9h e irá até às 14h deste sábado, 15.
Os grupos prioritários incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, profissionais da saúde e educação, crianças a partir de seis meses. Esses grupos precisam levar a carteira do SUS, a de vacina e o RG.
O Crie funciona aos finais de semanas e feriados, a unidade de saúde é uma referência para o público que não pode ir aos postos de saúde na semana, devido ao trabalho. O Centro têm o apoio de parceiros, como a prefeitura de Rio Branco e a educação superior, por meio dos técnicos de enfermagem e acadêmicos de enfermagem.