Prefeita em exercício, Marfisa Galvão, esteve em pontos de alagamento acompanhando a situação
Após as mais de 12 horas de chuvas em Rio Branco, que iniciou na última quarta-feira (22) e seguiu por boa parte da quinta-feira (23), o rio Acre ultrapassou a cota de transbordamente, que é de 14 metros, e atingiu o nível de 15,8 metros na primeira medição desta sexta-feira (24).
As informações são da Defesa Civil de Rio Branco. Ainda segundo o órgão foram registrados mais de 170 mm de chuva nas últimas horas na capital acreana, cerca de 50% de toda a chuva esperada para o mês de março. Entre os estragos deixados pela chuva, pelo menos 40 bairros foram atingidos, além de vários pontos de alagamento, e rompimento de trechos na BR-364.
Prefeitura de Rio Branco
O prefeito Tião Bocalom está em Manaus, no Amazonas, onde participa de reunião o ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin para que recursos sejam liberados. A prefeita em exercício, Marfisa Galvão, esteve em pontos de alagamento acompanhando a situação. A Prefeitura de Rio Branco informou ainda que equipes da Secretaria de Assistência Social estão preparadas para fazer o acolhimento e receber famílias em cinco escolas, são elas:
- ESCOLA ANICE DIB JATENE
Rua Valdomiro Lopes, 1299 – Geraldo Fleming - ÁLVARO VIEIRA DA ROCHA
Rua do Estudante, 36 – Conquista - ALCIMAR NUNES LEITÃO
Rua Maria José de Oliveira, 1072 – Conjunto Universitário - ILKA MARIA
Rua da Melancia, 271 – Mocinha Magalhães - ESCOLA ROBERTO SANCHES
Seis de Agosto
Interdições no Acre
A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informaram que háquatro pontos de interdição na BR-364.
- km 102, entre Rio Branco a Porto Velho (Balneário Quinoá, antes das 4 Bocas) está totalmente interditado devido ao rompimento total das pista de rolamento;
- km 140, perímetro urbano de Rio Branco, o tráfego está interditado devido ao volume de água na pista;
- km 152 está totalmente interditado devido a uma erosão no local;
- km 159 – interdição parcial devido ao volume de água na pista.