Mais de 50% do quadro de trabalhadores atuam nos plantões extras que foram renunciados pela categoria
Com informações de Débora Ribeiro para a Tv Gazeta
Os técnicos de enfermagem do Acre decidiram realizar uma paralisação de alerta nesta quarta-feira (3) e renunciar os plantões extras após a proposta de reajuste salarial da categoria ser derrubada na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
O impasse começou quando os técnicos foram deixados de fora do reajuste no valor dos plantões extra. A matéria, enviada pelo executivo, já não beneficiava esses trabalhadores. Foi durante a reunião das comissões que uma emenda parlamentar tentou incluir a categoria, aumentando de R$ 78 para R$ 101 o valor pago pelo plantão extra de 12 horas, mas a proposta perdeu na votação.
“Os técnicos de enfermagem carregam a saúde nas costas, nós necessitamos de extras, sim. A gente não pode continuar desvalorizado”, afirmou Alesta Costa, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Engermagem do Acre (Spate).
Os técnicos, ao renunciarem os plantões extras, sabem que haverá comprometimento em relação a escala de trabalho, pois esses plantões representam mais de 50% do quadro de trabalhadores na carga horária normal de serviço.
Mesmo com um possível indicativo de greve, o movimento pode até não ser realizado caso a categoria consiga negociar parte das reivindicações com os gestores do Governo do Estado.